Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2007 - 10h54

IBGE eleva estimativa da safra 2007 com recuperação de grãos

Publicidade

da Folha Online

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revisou para cima a projeção da safra agrícola de 2007. A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas foi calculada em 133,4 milhões de toneladas, maior 14,0% que a informada em 2006 (117,0 milhões de toneladas) e superior em 445 toneladas à estimativa do mês anterior.

A soja (58,2 milhões de toneladas) e o milho (51,7 milhões de toneladas), que representam 82,5% do total produzido de cereais, leguminosas e oleaginosas, recuperaram o fôlego em julho. Comparativamente à safra anterior, estes produtos apresentam acréscimos de 11,2% e 21,3%, respectivamente.

Segundo o IBGE, a atual safra dos cultivos de verão de milho (primeira safra) e soja se recuperam dos "sérios problemas de ordem climática", mas fez uma ressalva: "Os produtos da safra de inverno, até o momento apresentam boas perspectivas, mas o quadro não é definitivo tendo vista a grande influencia do clima, como geadas tardias e chuvas na colheita, até o final do ciclo dessas culturas", aponta relatório divulgado nesta quinta-feira.

Para o trigo, a atual estimativa aponta elevação de 3,6% da produção, para 4,1 milhões de toneladas. De acordo com o IBGE, o aumento é resultado de reavaliações na área por ocasião da conclusão do plantio no Rio Grande do Sul neste período.

Para o feijão em grão de segunda safra, a queda é de 5,5% na produção. Segundo o IBGE, o recuo foi motivado pelas reduções observadas, especialmente, na Paraíba (31,9%), em face da estiagem, e na Bahia (10,1%), devido à substituição do produto pelo milho nos municípios de Adustina e Paripiranga.

Etanol

A troca, informa o IBGE, reflete a expectativa de bons preços do produto no mercado internacional, como conseqüência da diminuição da oferta nos Estados Unidos, uma vez que a destinação de parte da produção de milho no país será para atender à demanda interna da produção de etanol.

Dentre os vinte cinco produtos analisados, dezessete apresentam variação positiva na estimativa de produção em relação ao ano anterior. Entre as maiores altas, estão trigo em grão (66,3%), milho em grão segunda safra (38,3%), cevada em grão (38,2%) e algodão herbáceo em caroço (30,5%).

Com variação negativa, estão amendoim em casca primeira safra (10,2%), arroz em casca (4,0%), aveia em grão (36,1%), batata-inglesa terceira safra (2,1%), café em grão (15,0%), feijão em grão segunda safra (17,5%) e sorgo em grão (15,4%).

Área

O comparativo da atual área cultivada, no entanto, é inferior 0,4% em relação a safra anterior, situando-se em 45,4 milhões de hectares. As culturas que registram as maiores áreas plantadas em 2007 são a soja (20,6 milhões de hectares) e o milho primeira e segunda safras (13,7 milhões de hectares).

A Região Sul concentra o maior volume de cereais, leguminosas e oleaginosas, com 60,1 milhões de toneladas, seguido por Centro-Oeste (44,2 milhões de toneladas), Sudeste (15,9 milhões de toneladas), Nordeste (10,2 milhões de toneladas) e Norte (3,0 milhões de toneladas).

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página