Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2001 - 18h14

Preço do petróleo volta a subir no mercado internacional

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O preço do barril de petróleo reverteu a tendência de desvalorização registrada durante grande parte do pregão e fechou negociado com valorização no final do dia.

O preço do barril tipo Brent, negociado na Bolsa de Londres, encerrou cotado a US$ 23, alta de 2,99% em relação ao valor anterior. Em Nova York, o barril do óleo cru (light sweet crude oil) teve valorização de 2,24%, cotado a US$ 22,38.

O mercado continuará atento ao resultado do encontro entre os ministro da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo). O resultado da reunião deveria ser divulgado hoje, mas o presidente da organização, o argelino Chakib Jelil, afirmou que os ministros 'não conseguiram chegar a um acordo''. O encontro continua até amanhã em Viena, na Áustria.

Segundo as agências internacionais, o ministro líbio do Petróleo, Ahmed Abdulkarim Ahmed, disse informalmente que a Opep não deve anunciar alterações na sua cota de produção mesmo levando em conta a forte queda no preço registrada nos últimos dias.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou hoje em seu relatório sobre as perspectivas da economia mundial que a aplicação de uma forte política macroeconômica em resposta aos ataques terroristas e um abatimento gradual nos preços dos petróleo poderão resultar na recuperação gradual do crescimento econômico global até o final do ano.

A desvalorização do barril de petróleo no mercado internacional levou o preço do produto para os patamares mais baixos dos últimos dois anos. A queda foi estimulada pelo temor de que uma aceleração do desaquecimento da economia mundial provocada pelos atentados terroristas nos EUA poderão reduzir a demanda pelo produto.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página