Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2001 - 18h44

Renault breca produção por 11 dias e dá folga para 1.300

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Renault vai suspender a produção de veículos da fábrica de São José dos Pinhais (PR), localizada na região metropolitana de Curitiba, por 11 dias. Neste período, 1.300 dos 3.100 funcionários do setor industrial ficarão em casa.

Segundo a empresa, a medida tem o objetivo de adequar a produção à atual demanda dos mercados brasileiro e argentino.

As horas não-trabalhadas dos funcionários serão lançados como débito no banco de horas da empresa.

Esta é a segunda vez no ano que a Renault recorre à redução da produção para adequação à queda na venda de veículos. Em julho, a montadora deu dez dias de férias coletivas para 1.600 funcionários.

Na época, a Renault também havia dado 30 dias de férias com pagamento de 75% do salário para os funcionários da Argentina.

A Renault descarta a possibilidade de demissões por enquanto. Comunicado divulgado hoje pela empresa informa que a "suspensão das atividades industriais da Renault faz parte de um plano de ajustes da empresa frente à retração dos mercados automobilísticos brasileiro e argentino que, inseridos em um contexto de desaceleração da economia global, levaram a um aumento significativo dos estoques".

A unidade brasileira da Renault produz hoje 320 unidades por dia entre os modelos Scénic, Clio e Clio Sedan.

A Renault é a quinta montadora nacional, com 4,6% de participação de mercado. No acumulado do ano, a empresa comercializou 55.586 veículos, o que representa um crescimento de 41% em relação às vendas do mesmo período do ano passado.

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página