Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2001 - 18h29

Antraz e pessimismo para setor de chips forçam baixa na Nasdaq

Publicidade

MICHEL BLANCO
da Folha Online

Medo do antraz e perspectivas negativas para o setor de chips pressionaram a Bolsa eletrônica Nasdaq em território negativo. O índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, fechou praticamente estável após oscilar em baixa durante a maior parte do pregão.

A Nasdaq teve perdas de 0,42% (7,10 pontos), para um total de 1.696,30 pontos. Já o Dow Jones registrou pequena alta de 0,04% (3,46 pontos), com 9.347,62 pontos. O índice S&P 500 fechou em baixa de 0,23% (2,47 pontos), somando 1.089,18 pontos.

O temor ante a ameaça de bioterrorismo foi agravado esta tarde com a confirmação do presidente dos EUA, George W. Bush, de que uma carta contendo antraz foi enviada ao líder democrata no Senado, senador Thomas Daschle.

Segundo o secretário de Saúde dos EUA, Tommy Thompson, não há nenhuma dúvida de que os casos de contaminação com antraz registrados no país nos últimos dias foram causados por bioterrorismo.

Em Nova York, o prefeito Rudolph Giuliani confirmou que um policial e dois técnicos de laboratório estão com a bactéria, mas ainda não desenvolveram a doença. Já são 12 os contaminados no país.

No sábado, a Microsoft juntou-se a rede de televisão NBC entre as empresas listadas nas Bolsas que receberam correspondência com a bactéria.

Chips
Para o setor de alta tecnologia, o pessimismo ficou por conta das previsões dos bancos de investimentos Lehman Brothers e JP Morgan, que estimam que fabricantes de chips continuarão enfrentando dificuldades a médio prazo.

Entre as empresas envolvidas estão PMC-Sierra (-11,97%), Applied Micro Circuits (-11,22%) e Applied Materials (-4,32%). Além dessas ações, sofreram perdas significativas os papéis da Intel (-2,56%) e Cisco Systems (-4,37%).

Leia mais sobre o antraz:
  • O que é o antraz

  • Inalação é a forma preferida dos terroristas


  • Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia




  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade