Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2001 - 16h51

Rio Sul ameaça devolver jatos para Embraer

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A crise do setor aéreo pode reduzir a frota da Rio Sul, composta hoje por 42 aeronaves. A empresa ameaça devolver os 15 jatos ERJ 145 para Embraer caso não consiga renegociar as condições dos contratos de leasing dos aviões. A devolução pode ser feita a partir de agosto de 2002, quando começam a vencer os contratos de leasing de cada um dos jatos da Embraer.

"Nossos contratos de leasing operacional com a Embraer começam vencer em agosto do próximo ano. São 15 aeronaves e mês a mês um contrato se encerrará", disse o presidente da Rio Sul, George Ermakoff.

Segundo ele, os jatos só estão voando hoje graças à liminares obtidas na Justiça que livram a Rio Sul de pagar 10% de IPI para a Receita Federal. O que a empresa quer renegociar é a exclusão da cobrança da parcela do IPI.

Também pesa contra o ERJ 145 seu alto custo operacional. Segundo Ermakoff, os jatos estão sendo usados em vôos de curta distância, o que eleva seu custo operacional. O ideal, segundo ele, é utilizar os ERJ 145 em rotas um pouco mais longas e dessa forma reduzir o custo de operação da aeronave. A previsão é que a Rio Sul acabe devolvendo algumas aeronaves e transfira outras para a Nordeste Linhas Aéreas.

LEIA MAIS
  • Rio Sul investe em conforto para ganhar passageiro

  • Setor deve fechar o ano no vermelho

  • Aéreas querem ajuda imediata

  • Rio Sul ameaça devolver jatos da Embraer

  • Rio Sul vai suspender três rotas

  • Governo deve prorrogar garantia de guerra

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página