Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2001 - 01h48

Economia mundial desacelera com queda de atividade nos EUA

Publicidade

da France Presse, em Washington

A economia mundial está sem condutor devido ao debilitamento da atividade econômica nos Estados Unidos, estimou ontem o secretário norte-americano do Tesouro, Paul O'Neil, que pediu aos outros países que façam um esforço e evitem uma recessão generalizada.

"Com a desaceleração de nossa economia há um ano, não há mais locomotiva conduzindo a economia mundial", disse, segundo o texto de um discurso feito esta terça-feira a um grupo de empresários, distribuído pela secretaria do Tesouro.

"Um só país não pode criar prosperidade para todo o planeta", insistiu, destacando que "todas as nações deveriam trabalhar em conjunto para combater o ciclo recessivo atual no mundo" da mesma maneira "que um grande número de países se comprometeu, de forma sem precedentes, a combater o terrorismo".

O'Neil também pediu ao Congresso para que outorgue ao presidente George W. Bush a autoridade para negociar acordos de comércio (Trade Promotion Authority/TPA). Esta autoridade, anteriormente chamada "fast track", permite ao presidente concluir acordos comerciais que o Congresso ou aprova ou veta, sem direito a emendas.

Sem a TPA, o presidente estaria impossibilitado de exercer a liderança nos esforços de liberalização do comércio mundial, advertiu.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página