Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2001 - 15h05

Opep anuncia corte da produção de petróleo para segurar preço

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) anunciou hoje que deve reduzir sua produção de petróleo cru para segurar os preços, que sofreram queda após os ataques contra o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, nas cercanias de Washington, em 11 de setembro. A informação é do ministro saudita do petróleo, Ali al Nuaimi.

Outros países da região do Golfo, Emirados Árabes Unidos e Omã, também deram sinal positivo para a diminuição da oferta de petróleo mundial.

Além da redução da produção de petóleo, será pedido aos países produtores que respeitem os limites de produção que forem estipulados.

"Há um acordo de princípio para mudar a forma como é estipulado o limite de produção da Opep", disse o ministro do petróleo dos Emirados, Obeid al Nasseri.

Segundo as declarações de Nuaimi, a redução deve atingir 1 milhão de barris por dia a partir da produção diária atual, que é de 750 mil barris.

A medida tenta "salvar" o preço do petróleo, que deverá custar US$ 25 o barril (preço sugerido).

Segundo o ministro, se a medida não for tomada logo, a crise de 1997 - quando o preço do barril chegou a US$ 7 - pode se repetir. A decisão deve ser anunciada em reunião, entre os paíse-membros da Opep e os não-membros, dia 14, em Viena (Áustria).

  • Com agências internacionais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página