Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2001 - 12h25

Produtividade nos EUA cresce 2,7% no terceiro trimestre

Publicidade

MICHEL BLANCO
da Folha Online

A produtividade do trabalhador norte-americano cresceu 2,7% no terceiro trimestre. O aumento é o mais elevado em mais de um ano, apesar de o PIB (Produto Interno Bruto) ter encolhido no período.

Analistas em Wall Street esperavam que a produtividade, que mede o quanto um trabalhador produz por hora, tivesse crescimento de 2%. No segundo trimestre, a produtividade aumentou em 2,2%.

O aumento da produtividade no terceiro trimestre, o maior desde o segundo trimestre do ano passado (6,3%), é comparável com média de crescimento de 2,5% registrada durante 1996 a 2000, quando a economia experimentava grande expansão.

Os custos do trabalho cresceram 1,8%, o menor ritmo em um ano. No segundo trimestre, os custos cresceram a uma taxa de 2,6%. A expectativa entre os analistas era de que os custos do trabalho crescessem 2,4%.

O aumento da produtividade pode animar os investidores em Wall Street ao sinalizar uma possível recuperação da economia nos próximos meses, pois diminui os custos dos negócios e permite crescimento mais acelerado do que o previsto sem desencadear inflação.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página