Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2001 - 11h22

Aeroviários preparam protesto e prometem atrasar vôos

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Os aeroviários e os aeronautas marcaram para as 18h de hoje um protesto nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo (SP) e Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Grazziela Baggio, a manifestação tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema do setor aéreo.

''O setor está passando por uma grave crise. Empresas como a Varig estão demitindo e outras, como a Transbrasil, não estão pagando os salários. O governo precisa prestar atenção neste problema, pois milhares de pessoas podem ficar desempregadas.''

Segundo ela, o protesto será pacífico. Mas a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, disse que os vôos de segunda-feira poderão atrasar em virtude da manifestação, que deverá suspender todas as operações dos aeroportos.

Os aeroviários e aeronautas estão em campanha salarial. As empresas ofereceram reajuste zero enquanto os trabalhadores do setor pedem 20% de aumento.

Na sexta-feira à tarde, os funcionários da Transbrasil decidiram em assembléia aceitar a proposta da companhia de prorrogar por mais 90 dias a licença parcialmente remunerada da tripulação. Mas os trabalhadores recusaram a proposta da empresa de implantar um rodízio na hora de conceder a licença remunerada.

''Os funcionários que estiverem em licença e quiserem voltar ao trabalho abrirão espaço para outros, que ficaram trabalhando, a entrar em licença. Não vamos aceitar criar grupos de rodízio'', disse Grazziela.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página