Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2001 - 09h45

Confiança empresarial da Alemanha atinge menor nível em oito anos

Publicidade

da Folha Online

O índice de confiança empresarial da Alemanha caiu para 84,7 em outubro, atingindo o menor nível em oito anos. O indicador do instituto Ifo é um sinal de que o setor ainda não se recuperou do choque provocado pelos ataques de 11 de setembro contra os Estados Unidos.

O índice Ifo, baseado em uma pesquisa com 7.000 empresas alemãs e visto como um confiável indicador do crescimento na maior economia da Europa, ficou levemente abaixo da média de expectativas de analistas consultados pela Reuters.

Eles previam que o índice se estabilizasse, após ter recuado em setembro para 85,0 em razão do impacto dos ataques.

O índice de expectativas empresariais da região oeste da Alemanha declinou de 90,6 para 89,6, enquanto o componente de condições empresariais subiu de 79,6 para 79,9 em setembro. O índice de clima empresarial na região leste permaneceu em 96,6.

Nesta pesquisa mensal, as companhias consultadas expressam seus pontos de vistas sobre as atuais condições empresariais e as perspectivas para os próximos seis meses.

O Ifo informou que a maioria das respostas da pesquisa foram dadas entre 10 e 15 de novembro, após o BCE (Banco Central Europeu) cortar a taxa básica de juros da zona do euro em 0,50 ponto percentual em 8 de novembro. Uma representante do Ifo informou que normalmente um corte de juros não influencia imediatamente a avaliação.

As informações são da Reuters.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página