Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2001 - 15h27

Desaceleração econômica deve ter vida curta nos EUA, diz OCDE

Publicidade

da Folha Online

A economia dos Estados Unidos está em forte desaceleração, acentuada pelos ataques de 11 de setembro e pelo enfraquecimento dos negócios de alta tecnologia, mas deve ser capaz de se recuperar até a metade de 2002, informou a OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

O relatório da OCDE foi preparado antes das declarações de segunda-feira do National Bureau of Economic Research -que mede os ciclos de negócios dos Estados Unidos- de que o país entrou em recessão em março.

"A economia parece agora ter entrado em recessão embora seja uma que deve se provar de vida curta", disse. Acrescentou que uma mudança nas ações dos formuladores de política e dos parlamentares para estimular os gastos e aliviar impostos assim como cortes nas taxas de juros deve incentivar uma recuperação da atividade até a metade do próximo ano.

"Assumindo que não acorram novos desarranjos decorentes das áreas política e militar, o Produto Interno Bruto deve crescer cerca de 0,75% em 2002, em relação a 2001, mas perto de 2,75% ao longo do ano", concluiu a OCDE.

Recuperação
Mais para frente, a OCDE prevê uma boa chance de que o crescimento acelere em 2003 à medida que a demanda dos consumidores se expanda e a ameaça sobre o mercado de capitais seja eliminada.

"Mas neste intervalo, o declínio cíclico deve gerar um rápido crescimento do desemprego", com sua taxa atingindo 6,25% em média em 2002, antes de reverter esta tendência, disse a OCDE. A taxa de desemprego em outubro foi de 5,4%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página