Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2008 - 10h23

Companhias estrangeiras ameaçam subir tarifa aérea

Publicidade

da Folha Online

As companhias aéreas estrangeiras que operam no país ameaçam promover aumentos nos bilhetes que podem chegar a até 200%, segundo reportagem da Folha desta sexta-feira (íntegra do texto exclusiva para assinantes do jornal e do UOL). A promessa ocorre em resposta a uma medida prevista pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que aumenta a tarifa de permanência de aviões no aeroporto de Guarulhos (SP) em até 5.126%.

As empresas também acenam com reduções significativas de vôos para o aeroporto paulista. Segundo a reportagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado dessa ameaça pela Iata (Associação Internacional do Transporte Aéreo, na sigla em inglês).

Em dezembro de 2007, a agência reguladora lançou uma consulta pública, cujo prazo termina na próxima segunda-feira, propondo o aumento da tarifa de permanência para vôos internacionais no aeroporto de Guarulhos.

A tarifa de pouso (que dá direito ao avião ficar três horas estacionado no aeroporto) não será alterada. Já a tarifa de permanência do avião no aeroporto, que tem que ser paga após essas três horas, aumenta de US$ 0,35 por tonelada a cada hora para US$ 18,29, um aumento de 5.126%.

Conforme a Anac, as companhias estrangeiras deixam seus aviões parados muitas horas em Cumbica, que apresenta problemas de pátio, o que restringe outras operações que poderiam ser feitas no aeroporto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página