Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2001 - 10h12

PIB da zona do euro cresce apenas 0,1% no terceiro trimestre

Publicidade

MICHEL BLANCO
da Folha Online

A economia da zona do euro permaneceu praticamente estagnada no terceiro trimestre, pressionado pela queda dos investimentos da indústria.

O PIB (Produto Interno Bruto) dos 12 países que adotaram a moeda única da União Européia cresceu apenas 0,1%, em relação ao segundo trimestre.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2000, o PIB da zona do euro teve acréscimo de 1,3%, o menor crescimento desde o segundo trimestre de 1996.

Embora o PIB tenha ficado dentro do esperado por analistas, o resultado é inferior à previsão da Comissão Européia, que na semana passada anunciou que esperava crescimento de 0,2%.

As duas maiores economias da região seguem em caminhos opostos. Na Alemanha, maior economia da Europa, o PIB teve queda de 0,1% no terceiro trimestre, com os consumidores evitando gastos ante à desaceleração global.

Já a França, segunda maior economia da zona do euro, registrou crescimento de 0,5% no PIB puxado pelo bom desempenho do consumo no período.

Segundo o Eurostat, instituto de estatísticas da União Européia, o consumo de bens de consumo na zona do euro caiu 0,2% na comparação com o segundo trimestre.

Os investimentos caíram 0,3%, enquanto as exportações recuaram 0,6%. As importações também registraram queda, de 1,9% no período.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página