Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2001 - 09h55

Fed deve cortar juros amanhã para 1,75% ao ano nos EUA

Publicidade

da Folha Online

O Federal Reserve deverá promover outro corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros ensta semana. O Comitê de Mercado Aberto (FOMC, em inglês) do Banco Central dos Estados Unidos se reúne nesta terça para discutir o último corte de um ano difícil que marcou o fim de dez anos de expansão econômica e o início de uma recessão em março.

Os 24 principais dealers de bônus do governo em Wall Street prevêem com unanimidade que o Fed irá reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual para 1,75%, de acordo com uma pesquisa da Reuters conduzida na sexta-feira.

O Fed já fez 10 reduções nos juros este ano, em um total de 4,50 pontos percentuais. A taxa, atualmente em 2%, está em seu menor nível em 40 anos.

Algumas autoridades do Fed deram pistas nas últimas semanas de que não acreditam que uma recuperação está ocorrendo. Com as perspectivas a curto prazo ainda pessimistas, a visão é de que mais cortes são iminentes.

"O que não sabemos é onde está a virada, se já alcançamos a virada", disse o presidente do Fed de Nova York, William McDonough, na quinta-feira.

Autoridades do banco estão confiantes de que os agressivos cortes de juros, combinados com fortes estímulos fiscais das reduções de impostos pelo governo e com o gasto do governo, irão dar um impulso para que a economia cresça em 2002.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página