Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2001 - 17h59

Leia a íntegra do comunicado do Fed sobre o corte nos juros

Publicidade

da Folha Online

Leia abaixo a íntegra do comunicado da reunião do Conselho de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) divulgada para explicar o corte da taxa dos juros:

"O Comitê Federal de Mercado Aberto decidiu hoje baixar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 1,75%. Em medida semelhante, o Conselho dos Governadores aprovou a redução de 0,25 ponto percentual na taxa de redesconto, para 1,25%´.

´A atividade econômica se manteve fraca, com inflação subjacente provavelmente beirando abaixo de níveis relativamente modestos. Para ser exato, a fraqueza na demanda mostra sinais de calmaria, mas esses sinais são preliminares e temporários. O Comitê continua a acreditar que -contra seu cenário de objetivos a longo prazo de estabilidade dos preços e crescimento econômico sustentável e das informações atualmente disponíveis- os riscos recaem principalmente sobre condições que podem gerar fraqueza econômica em um futuro próximo´.

´Apesar da necessária realocação de recursos para melhorar a segurança poder restringir avanços na produtividade por um período, as perspectivas de médio prazo para o crescimento da produtividade e a economia permanecem favoráveis e devem ficar evidentes, uma vez que diminuam as forças incomuns que restringem a demanda´.

´Ao reduzir a taxa de juros, o Conselho do Federal Reserve Board aprovou as solicitações submetidas pelo Conselho de Diretores dos Federal Reserve Banks [escritórios regionais do Fed] de Boston, Nova York, Filadélfia, Chicago e San Francisco".

Leia mais:
  • Fed corta juros para 1,75% ao ano, menor taxa desde julho de 1961

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página