Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2001 - 08h47

Indústria dos EUA prevê retomada no 2º semestre de 2002

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A indústria norte-americana prevê uma retomada no setor a partir do segundo semestre de 2002. Segundo a Associação Nacional dos Gerentes de Compras (NAPM, na sigla em inglês), os juros baixos, a queda no preço de energia e a redução nos estoques vão contribuir para a retomada das indústrias a partir de julho.

"Obviamente nossas pesquisas mostram que é no segundo semestre que ela [a recuperação do setor] está, e não no primeiro semestre", disse Norbert Ore, coordenador das pesquisas da NAPM.

De acordo com a instituição, porém, as empresas do setor vão diminuir os gastos de capital no ano que vem para se proteger das quedas na demanda, causadas pela recessão que atingiu o país.

O setor manufatureiro americano responde por cerca de um sexto do Produto Interno Bruto (PIB) do país e encolheu pela 16ª consecutiva em novembro. As indústrias foram as primeiras a serem atingidas pela desaceleração na economia.

A instituição também anunciou ontem que, a partir do ano que vem, passará a se chamar ISM Manufacturing Business Survey Committee (Comitê de Pesquisa de Manufatura) por causa do aumento na sua estrutura interna.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página