Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2001 - 22h24

Bancos argentinos abrem na 2ª feira para pagar aposentados

Publicidade

da Folha Online

As agências bancárias argentinas vão abrir na próxima segunda-feira, dia 31 de dezembro, das 10h às 20h, exclusivamente para pagamento de salários de trabalhadores e aposentados.

O funcionamento dos bancos não estava previsto neste dia, mas os banqueiros acataram um pedido feito hoje pelo presidente Adolfo Rodríguez Saá para que as instituições garantissem o pagamento dos aposentados.

"Muito preocupado com o que está acontecendo na Argentina, convoquei os representantes dos bancos para pedir-lhes que contribuam com a paz social e que façam um esforço de abrir na segunda-feira, das 8h às 20h, para realizar o pagamento de salários e possibilitar saques (de até 1.000 pesos)", afirmou o presidente em breve entrevista coletiva à imprensa, na residência oficial de Olivos.

Apesar de ter pedido para que os bancos funcionassem entre 8h e 20h, o Banco Central argentino argumenta que por razões técnicas, o horário de abertura para atendimento ao público não pode ser antecipado, e será mesmo a partir das 10h, como tradicionalmente, se estendendo até as 20h. O fechamento às 20h também será adotado como padrão a partir de quarta-feira, de acordo com a autoridade monetária.

Durante a entrevista, Rodriguéz Saá confirmou que terá um encontro com os governadores provinciais do Partido Justicialista, na residência presidencial de Chapadmalal (a cerca de 450 km de Buenos Aires).

Especula-se que o presidente interino possa vir a aceitar a demissão de alguns dos ministros de seu gabinete e substituí-los por governadores. Hoje, todos os integrantes do primeiro escalão do governo argentino colocaram seus cargos à disposição de Rodriguéz Saá, em resposta ao recrudescimento dos protestos populares de argentinos nesta madrugada.

Cheques

O Banco Central da Argentina está fazendo o processamento da compensação de 2,5 milhões, de um total de 9 milhões de cheques depositados entre os dias 20 e 27 de dezembro.

De acordo com a instituição, os bancos "analisaram as situações particulares de seus clientes com possibilidade de cobertura de saldos até 2 de janeiro e, esta noite, serão processados os cheques, resultando no crédito definitivo na quarta-feira, 3 de janeiro".

Apesar de abrirem no dia 31, os bancos argentinos seguem com seus serviços de atendimento ao público limitados a saques de aposentados e de trabalhadores até o dia 2 de janeiro, por decisão do governo Rodríguez Saá, que visa a adoção de novas medidas econômicas.

Saá assumiu no último domingo após a renúncia de Fernando de la Rúa, que renunciou em razão de graves conflitos populares, que provocaram a morte de 30 pessoas no país.

Com informações da France Presse e da versão eletrônica do jornal "Ámbito Financiero".

Leia mais no especial sobre Argentina
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página