Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2001 - 09h30

Bancos argentinos abrem hoje para pagamento de salários

Publicidade

da Folha Online

As agências bancárias argentinas vão abrir hoje, das 10h às 20h, exclusivamente para pagamento de salários de trabalhadores e aposentados.

O funcionamento dos bancos não estava previsto, mas os banqueiros acataram um pedido feito pelo ex-presidente Adolfo Rodríguez Saá para que as instituições garantissem o pagamento dos aposentados.

"Muito preocupado com o que está acontecendo na Argentina, convoquei os representantes dos bancos para pedir-lhes que contribuam com a paz social e que façam um esforço de abrir na segunda-feira, das 8h às 20h, para realizar o pagamento de salários e possibilitar saques (de até 1.000 pesos)", afirmou saá em breve entrevista coletiva à imprensa, na residência oficial de Olivos, antes de renunciar.

Cheques

O Banco Central da Argentina está fazendo o processamento da compensação de 2,5 milhões, de um total de 9 milhões de cheques depositados entre os dias 20 e 27 de dezembro.

De acordo com a instituição, os bancos "analisaram as situações particulares de seus clientes com possibilidade de cobertura de saldos até 2 de janeiro e, esta noite, serão processados os cheques, resultando no crédito definitivo na quarta-feira, 3 de janeiro".

Apesar de abrirem no dia 31, os bancos argentinos seguem com seus serviços de atendimento ao público limitados a saques de aposentados e de trabalhadores até o dia 2 de janeiro, por decisão do governo Rodríguez Saá, que visa a adoção de novas medidas econômicas.

Saá assumiu no último domingo após a renúncia de Fernando de la Rúa, que renunciou em razão de graves conflitos populares, que provocaram a morte de 30 pessoas no país.

Com informações da France Presse e da versão eletrônica do jornal "Ámbito Financiero".

Leia mais no especial sobre Argentina
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página