Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2002 - 11h38

Taxa de desemprego nos EUA atinge 5,8% em dezembro

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A taxa de desemprego nos EUA subiu para 5,8% da população economicamente ativa em dezembro, ficando dentro das expectativas dos analistas. Os dados foram divulgados há pouco pelo Departamento de Trabalho dos EUA e apontam que, ao todo, foram eliminados 124 mil postos de trabalho no mês. A estimativa dos analistas era de que os cortes atingissem 139 mil pessoas.

Em novembro, a taxa de desemprego nos EUA havia crescido para 5,7%, superando a expectativa dos analistas, o que representou um corte de 331 mil postos de trabalho.

O nível de desemprego é considerado um importante indicador de como está evoluindo a economia norte-americana. Segundo analistas, o resultado de dezembro é animador, pois aponta uma ligeira recuperação na economia em razão de os números terem ficado dentro do esperado. Apesar disso, a taxa de dezembro é a maior dos últimos seis anos.

A elevação da taxa era esperada, refletindo o forte aumento no número de pedidos de auxílio desemprego na semana encerrada em 29 de dezembro. Este dado foi divulgado ontem pelo Departamento de Trabalho. O número de pedidos registrou alta de 36 mil requisições, subindo para 447 mil pedidos.

Gastos com construção

Os gastos com construção nos EUA subiram 0,8% em novembro, para uma taxa anualizada ajustada de US$ 865,1 bilhões. Os dados foram divulgados hoje pelo Departamento de Comércio do país.

O aumento foi atribuído principalmente a gastos maiores com construção pública e ficou praticamente dentro das expectativas de mercado.

O dado de outubro foi revisado para 0,8%, ante 1,9% anteriormente estimados. Até outubro, os gastos com construção haviam caído por cinco meses seguidos, como consequência do enfraquecimento na economia dos EUA.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página