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09/04/2002
-
17h41
SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online
A rede norte-americana de fast-food McDonald's considera uma "lenda urbana" a história, que circulou na Internet, de que o hambúrguer era feito de carne de minhoca.
Até hoje a companhia não descobriu como o caso como nasceu e os responsáveis pela sua difusão.
Em tom de brincadeira, José Renato Bellenzani, diretor de operações da Braslo (processadora de carnes do McDonald's), diz que talvez alguém viu o formato da carne liberada pela máquina de moagem e confundiu com uma minhoca.
Na "Food Town" (Cidade do Alimento), situada no km 17,5 da rodovia Anhanguera, em Osasco (Grande São Paulo), o McDonald's processa por mês 1.800 toneladas de carne bovina por mês. São 16 abatedouros credenciados, em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
"Não compramos carne bovina de São Paulo por razões de preço", diz Roberto Gomes Ruban, diretor geral da Braslo.
A unidade brasileira chega a exportar carne bovina para Colômbia e Paraguai. Já o frango brasileiro é embarcado para o Uruguai.
Já a carne de frango é fornecida ao McDonald's por cinco abatedouros no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
O hambúrguer do McDonald's é uma mistura de carne refriada (70%) e congelada (30%). O Big Mac tem o menor teor de gordura (19%). Já o Quarterão é o campeão em gordura. De cada 100 gramas, 19 são de gordura.
"O hambúrguer americano tem mais gordura, acima de 22% e até 24%. O brasileiro gosta de pouca gordura", diz José Renato Bellenzani, diretor de operações da Braslo.
A Folha Online visitou hoje as instalações da "Food Town", a convite do McDonald's.
Representantes das três empresas mostraram todo as etapas do processamento das matérias-primas.
Lâminas de bandeja
A rede de fast-food McDonald's usa como estratégia de marketing até as lâminas de bandeja, que trazem informações curiosas sobre temas diversos e chegam a virar peças de colecionadores.
A partir deste mês, a companhia lança uma nova campanha institucional, batizada de "Lembranças".
A lâmina de bandeja, intitulada "Brinquedos do tempo do vovô que são divertidos até hoje", traz informações sobre brincadeiras antigas, como jogo de varetas, soldadinho de chumbo, telefone de latinhas, bolha de sabão e marionetes.
As lâminas são produzidas pela agência de publicidade Taterka Comunicações. Não há periodicidade fixa para cada série de lâminas.
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Hambúrguer de minhoca é lenda urbana, diz McDonald's
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da Folha Online
A rede norte-americana de fast-food McDonald's considera uma "lenda urbana" a história, que circulou na Internet, de que o hambúrguer era feito de carne de minhoca.
Até hoje a companhia não descobriu como o caso como nasceu e os responsáveis pela sua difusão.
Em tom de brincadeira, José Renato Bellenzani, diretor de operações da Braslo (processadora de carnes do McDonald's), diz que talvez alguém viu o formato da carne liberada pela máquina de moagem e confundiu com uma minhoca.
Na "Food Town" (Cidade do Alimento), situada no km 17,5 da rodovia Anhanguera, em Osasco (Grande São Paulo), o McDonald's processa por mês 1.800 toneladas de carne bovina por mês. São 16 abatedouros credenciados, em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
"Não compramos carne bovina de São Paulo por razões de preço", diz Roberto Gomes Ruban, diretor geral da Braslo.
A unidade brasileira chega a exportar carne bovina para Colômbia e Paraguai. Já o frango brasileiro é embarcado para o Uruguai.
Já a carne de frango é fornecida ao McDonald's por cinco abatedouros no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
O hambúrguer do McDonald's é uma mistura de carne refriada (70%) e congelada (30%). O Big Mac tem o menor teor de gordura (19%). Já o Quarterão é o campeão em gordura. De cada 100 gramas, 19 são de gordura.
"O hambúrguer americano tem mais gordura, acima de 22% e até 24%. O brasileiro gosta de pouca gordura", diz José Renato Bellenzani, diretor de operações da Braslo.
A Folha Online visitou hoje as instalações da "Food Town", a convite do McDonald's.
Representantes das três empresas mostraram todo as etapas do processamento das matérias-primas.
Lâminas de bandeja
A rede de fast-food McDonald's usa como estratégia de marketing até as lâminas de bandeja, que trazem informações curiosas sobre temas diversos e chegam a virar peças de colecionadores.
A partir deste mês, a companhia lança uma nova campanha institucional, batizada de "Lembranças".
A lâmina de bandeja, intitulada "Brinquedos do tempo do vovô que são divertidos até hoje", traz informações sobre brincadeiras antigas, como jogo de varetas, soldadinho de chumbo, telefone de latinhas, bolha de sabão e marionetes.
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