Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2002 - 19h44

Habib's quer abrir 60 lojas em Portugal

Publicidade

da Lusa, em Lisboa

O Habib's, maior rede brasileira de fast food, com 200 lojas no Brasil e no México, quer abrir outras 60 em Portugal.

O Habib's é a maior rede de fast food árabe do mundo, vendendo por ano 400 milhões de esfirras, 12 milhões de quibes, 10 milhões de beirutes, 10 milhões de pratos árabes e 2,4 milhões de pizzas. No Brasil, entre as empresas de fast food nacionais e estrangeiras, a rede ocupa o segundo lugar em faturamento, atrás do Mc Donald's.

Em relação ao número de lojas, o Habib's ocupa a terceira colocação, depois do Mc Donald's e do Bob's.

No ano passado, cerca de 100 milhões de pessoas, entre elas um milhão de crianças e adolescentes, fizeram suas refeições no Habib's. O faturamento médio mensal das unidades da empresa é de R$ 300 mil. A política de preços baixos do Habib's é um dos principais motivos do sucesso da rede. O carro-chefe, a esfirra, é vendida a R$ 0,39 (0,13 euro).

De olho no mercado português, o Habib's já fez pesquisas de mercado e agora seleciona candidatos a franqueados. "Queremos abrir 60 lojas em Portugal, primeiramente em Lisboa e no Porto. Os candidatos a franqueados devem ser empresários portugueses, que conhecem o mercado local", revelou o presidente do Habib's, o português Antonio Alberto Saraiva.

Para abrir uma franquia do Habib's em Portugal, o investimento é de US$ 350 mil, sendo que US$ 150 mil são aplicados em uma central de produção e US$ 200 mil no primeiro restaurante. Soma-se a este montante, a taxa de franquia, que garante o direito de explorar a marca Habib's no país.

O preço baixo e a fácil aceitação de produtos como as esfirras, mesmo em mercados onde não existe o hábito de consumo de pratos árabes, são fatores que encorajam a internacionalização da empresa.

"Anteriormente não havia no Brasil o hábito de consumir comida árabe, agora vende-se mais esfirra do que hamburguer. Acredito que em Portugal vai acontecer o mesmo", declarou Alberto Saraiva, formado em medicina, que com 49 anos chegou ao Brasil quando tinha seis meses com seus países que emigraram de Portugal.

As lojas do Habib's no Brasil e no México têm o mesmo padrão de cardápio, além de especialidades árabes, são servidos sanduíches, pizzas e salgados, como pastéis e fogazzas.

Os planos de expansão da rede incluía os Estados Unidos. Em 2001, o Habib's iria abrir lojas no país, mas os atentados de 11 setembro adiaram os planos.

"Por questões de segurança e de economia adiamos nossos planos nos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro", disse.
O investimento que seria feito nos Estados Unidos foi revertido para as franquias brasileiras e mexicanas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página