Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2009 - 18h21

Anatel diz que barrará venda de pacotes 3G no Natal se as redes não forem ampliadas

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

As operadoras de telefonia celular apresentaram nesta quinta-feira para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) os investimentos e ações que estão sendo feitas para reforçar suas redes de tecnologia de terceira geração (3G) para as vendas do fim do ano.

De acordo com o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Jarbas Valente, a agência só vai autorizar o lançamento de novos planos e a venda de serviços 3G no Natal se ficar comprovado que cada operadora tem capacidade para atender a demanda contratada no período.

"Atentamos para que não soltem planos mirabolantes que a rede não possa suportar o tráfego. A Anatel pode não autorizar a venda de pacotes no final do ano", completou.

Redes

Na reunião desta quinta-feira, as empresas discutiram ainda a possibilidade de utilizar uma mesma rede para levar tecnologia 3G a diversos municípios brasileiros.

Segundo Valente, o uso compartilhado das redes e estruturas diminuiria a necessidade de investimento por parte das empresas e poderia fazer com que ao tecnologia 3G --que permite maior conexão banda larga no celular e por modem sem fio-- esteja disponível em todo o país até 2013, pelo menos dois anos antes do que a data oficial estabelecida pela agência.

"Todas as operadoras estão envolvidas. Não tivemos nenhuma operadora contra", afirmou. O superintendente estima que a questão deverá ser decidida até fevereiro do ano que vem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página