Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2003 - 21h25

Eletrobrás anuncia utilização de biodiesel em geradoras do Norte

TIAGO ORNAGHI
da Agência Folha

A Eletrobrás anuncia amanhã o projeto de utilização de biodiesel em geradoras da região Norte do país. Serão 91 sistemas isolados que usarão o combustível. O Brasil deve economizar cerca de R$ 2 bilhões por ano em gastos com diesel importado da Venezuela.

"A economia de R$ 2 bilhões permitiria que nós construíssemos uma usina nova por ano", afirma o presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa.

O projeto de biodiesel foi fruto de uma negociação entre a Eletrobrás, o Ministério de Minas e Energia e o governo do Estado do Amazonas. O anúncio será feito hoje, em Manaus, no Segundo Fórum Amazônico de Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Segundo o presidente da estatal, a criação do biodiesel a partir de óleos vegetais é uma tecnologia controlada pelo centro de pesquisas da Eletrobrás e da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Numa primeira etapa, mamona e dendê devem ser as matérias-primas para o combustível.

Um sistema isolado é caraterizado por uma geradora e sua rede de transmissão sem que esteja ligada ao sistema nacional de distribuição de energia. Hoje, o país tem 300 sistemas isolados.

"Escuridão Zero"

De acordo com Pinguelli, o projeto estará integrado com o programa Fome Zero do governo federal. Além de gerar energia, a produção de biodiesel permite a promoção de empregos indiretos na área agrícola para o plantio de matéria prima para o combustível.

"Há um trabalho de cunho social junto com o ministro Graziano [José Graziano, ministro da Segurança Alimentar] e com o Frei Betto para promover uma atividade econômica nova em regiões pobres e distantes."

O sistema propiciará que o país receba verbas internacionais de acordos ecológicos devido à redução nos índices de emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

"Evitamos a emissão de gases promotores do efeito estufa e abrimos a porta para pleitear verbas internacionais."

À frente do projeto está Paulo Coutinho, que foi nomeado por Pinguelli coordenador da área ambiental da Eletrobrás. A presença do assessor na coordenação do projeto de biodiesel na região Norte demonstra a ênfase na área ambiental que a estatal quer ter.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página