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Divisão de TVs da Panasonic mostra primeiro lucro em seis semestres
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da Reuters, em Tóquio
As operações de televisão da Panasonic provavelmente geraram seu primeiro lucro operacional em seis trimestres, no período de janeiro a março, em função das fortes vendas de televisores de tela plana, reportou nesta quarta-feira o jornal japonês "Nikkei".
A Panasonic, quarta maior fabricante mundial de televisores, atrás da Samsung Electronics, LG Electronics e Sony, também parece ter superado sua meta de elevar em 50% as vendas de televisores, para 15,5 milhões de unidades, no ano fiscal encerrado em 31 de março, segundo o jornal.
Os consumidores se apressaram para adquirir TVs de tela plana antes que os incentivos oferecidos pelo governo japonês para estimular a demanda por eletrodomésticos menos prejudiciais ao meio ambiente expirassem, este mês, afirmou o Nikkei.
As vendas dos televisores de plasma e LCD da marca Viera, da Panasonic, também foram fortes na América do Norte, China, Sudeste Asiático e outros mercados emergentes.
Makoto Uenoyama, diretor executivo da Panasonic, anunciou no começo de fevereiro que a divisão de TVs teria prejuízo operacional de bilhões de ienes no primeiro trimestre, depois do prejuízo de mais de 10 bilhões de ienes (US$ 106,6 milhões) registrado no trimestre anterior.
A empresa, no entanto, deve registrar lucro de alguns bilhões de ienes no primeiro trimestre.
Akira Kadota, porta-voz da Panasonic, informou que as vendas de modelos de televisores de tela plana recentemente lançados se mostraram saudáveis e que o mercado como um todo havia se recuperado, mas não quis comentar sobre os resultados antes da data de anúncio oficial, 7 de maio.
A Panasonic deve reportar prejuízo líquido de 117,5 bilhões de ienes no ano fiscal encerrado em março, de acordo com a projeção média de 18 analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S. A estimativa é melhor que a oferecida pela empresa, de prejuízo de 140 bilhões de ienes.
No mês passado, Fumio Ohtsubo, presidente da Panasonic, informou que a divisão de TV sairia do vermelho neste ano fiscal, depois de dois anos consecutivos de prejuízos, ajudada por medidas de corte de custos e pelo lançamento de televisores 3D.
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