Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2010 - 10h59

Trichet considera "factível" compromisso da Grécia para reduzir dívida

Publicidade

da Efe, em Frankfurt

O presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, considerou nesta quinta-feira o compromisso do Governo grego de reduzir seu déficit fiscal de "muito sério" e "factível", diante da reiterada desconfiança dos mercados sobre sua capacidade para pagar a dívida.

Na entrevista coletiva após a reunião do Conselho do BCE, Trichet descartou o risco de falta de pagamento da Grécia e deu as boas-vindas a uma eventual intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI), após insistir que é necessário que participem do processo os Governos da eurozona.

O presidente do BCE assinalou que a entidade monetária europeia esteve sempre a favor do apoio do FMI, apesar de alguns membros do conselho de Governo tenham se manifestado contrários.

Trichet ressaltou que o BCE se opunha à intervenção do FMI sozinho, sem contar com os Governos da zona do euro e o próprio BCE.

Pelo terceiro dia consecutivo, a Bolsa grega abriu e queda e hoje amargou uma baixa de 5%, enquanto o custo dos juros da dívida se mantém em níveis históricos diante das dúvidas nos mercados sobre a capacidade do país para enfrentar a crise.

A pressão sobre a Grécia pode ser notada também sobre as demais bolsas europeias e sobre o euro, que voltou a registrar um mínimo anual em seu câmbio com o dólar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página