Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2003 - 10h26

Oito governos suspendem importação de carne bovina dos EUA

Publicidade

da France Presse
da Folha Online

Cingapura, Coréia do Sul, Hong Kong, Japão, Malásia, Rússia, Tailândia e Taiwan
suspenderam suas importações de carne bovina americana hoje, depois do anúncio do primeiro caso de vaca louca (ou encefalopatia espongiforme bovina) nos Estados Unidos.

"Recebemos a confirmação oficial de que foi descoberto o primeiro caso de vaca louca nos Estados Unidos, consequentemente, os serviços veterinários russos, observando a legislação, tomaram a decisão de suspender provisoriamente a importação de carne bovina dos Estados Unidos", disse o ministro russo de Agricultura, Alexei Gordeiev, citado pela agência Interfax.

A doença da vaca louca custou caro aos países onde ocorreu a moléstia. Surgida em 1986, a doença se espalhou rapidamente nos últimos anos e atingiu 21 países. O mais recente foi o Canadá, em maio passado --o último caso de doença da vaca louca registrado no Canadá ocorrera em 1993. Só para os europeus, a conta ficou em US$ 107 bilhões, se considerados os custos com perda de preços da carne, abate de animais e outras medidas preventivas.

Acredita-se que o mal da vaca louca tenha aparecido em animais alimentados com carcaças de ovinos. Cientistas crêem que os seres humanos desenvolvem a doença, que provoca paralisia e leva à morte, após se alimentar de animais que tenham o mal. A doença foi responsável pela morte de ao menos 80 pessoas na Europa.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página