Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2004 - 07h43

Fipe registra inflação de 0,12% em março, a menor desde julho

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

A inflação do município de São Paulo ficou em 0,12% em março, segundo dados do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da USP). É a menor taxa desde a registrada em julho do ano passado (-0,08%).

A taxa fechada do mês ficou bem abaixo da última previsão do coordenador do IPC-Fipe, Paulo Picchetti, que apontava variação em torno de 0,25% para o período.

No início de março, Picchetti chegou a projetar inflação de 0,40% para o mês, mas reduziu a previsão com o avanço menor do que o esperado dos produtos industrializados.

Segundo ele, devido à falta de demanda no mercado interno, a indústria está tendo dificuldade de repassar o aumento de custos para o varejo.

Por grupos, foram registradas as seguintes variações em março: Habitação (0,27%), Alimentação (0,10%), Transportes (-0,41%), Despesas Pessoais (0,32%), Saúde (0,38%), Vestuário (0,10%) e Educação (0,03%).

O resultado de março comprova que a inflação do início do ano foi realmente sazonal. Em janeiro, a inflação de São Paulo havia ficado em 0,65%, acima do 0,42% de dezembro. Mas em fevereiro recuou para 0,19%.

A alta de janeiro refletiu, principalmente, as elevações nos preços das mensalidades escolares, um movimento que se repete todos os anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página