Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2005 - 11h17

P&G compra Gillette e cria maior empresa de consumo do mundo

Publicidade

da Folha Online

A gigante americana Procter & Gamble anunciou hoje a compra da fabricante de baterias e lâminas de barbear Gillette, sediada em Boston, por US$ 57 bilhões. O negócio cria a maior empresa de produtos para o consumidor do mundo, mas também deve provocar uma onda de demissões.

Com a fusão, cerca de 6.000 empregos devem ser eliminados, o que representa 4% da força de trabalho da P&G e da Gillette no mundo. As duas empresas possuem cerca de 140 mil funcionários. Por outro lado, a união das gigantes americanas deve gerar ganhos de até US$ 16 bilhões com o aproveitamento de sinergias (ações em conjunto para aumentar eficiência).

O negócio ainda depende da aprovação de órgãos que regulam a concorrência. Não foi informado ainda o que acontecerá com as operações das duas empresas no Brasil.

Com o negócio, a P&G espera crescer mais. A multinacional elevou sua meta de aumento anual de vendas. Antes a expectativa era crescer entre 4% e 6%. Agora, a previsão é um intervalo entre 5% e 7%. A gigante já acena para o potencial de uma taxa de crescimento de dois dígitos.

A compra da Gillette é o maior negócio já realizado pela P&G, que atua nos segmentos de higiene pessoal, beleza, saúde e nutrição animal. É dona de marcas como Pampers, Ariel, Always, Pantene, Tampax, Max Factor e Wella. A empresa possui 110 mil empregados em cerca de 80 países.

Fundada em 1901, a Gillete é dona de marcas como Mach3, Duracell, Oral-B. A empresa possui 30 mil funcionários em 14 países.

Leia mais
  • Fusão entre P&G e Gillete representa marco no capitalismo dos EUA
  • Nova dona da Gillete aumenta lucro com reajuste de preços
  • Erramos:P&G compra Gillette e cria maior empresa de consumo do mundo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a empresa Procter&Gamble
  • Leia o que já foi publicado sobre a Gillette
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página