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28/01/2005
-
11h17
da Folha Online
A gigante americana Procter & Gamble anunciou hoje a compra da fabricante de baterias e lâminas de barbear Gillette, sediada em Boston, por US$ 57 bilhões. O negócio cria a maior empresa de produtos para o consumidor do mundo, mas também deve provocar uma onda de demissões.
Com a fusão, cerca de 6.000 empregos devem ser eliminados, o que representa 4% da força de trabalho da P&G e da Gillette no mundo. As duas empresas possuem cerca de 140 mil funcionários. Por outro lado, a união das gigantes americanas deve gerar ganhos de até US$ 16 bilhões com o aproveitamento de sinergias (ações em conjunto para aumentar eficiência).
O negócio ainda depende da aprovação de órgãos que regulam a concorrência. Não foi informado ainda o que acontecerá com as operações das duas empresas no Brasil.
Com o negócio, a P&G espera crescer mais. A multinacional elevou sua meta de aumento anual de vendas. Antes a expectativa era crescer entre 4% e 6%. Agora, a previsão é um intervalo entre 5% e 7%. A gigante já acena para o potencial de uma taxa de crescimento de dois dígitos.
A compra da Gillette é o maior negócio já realizado pela P&G, que atua nos segmentos de higiene pessoal, beleza, saúde e nutrição animal. É dona de marcas como Pampers, Ariel, Always, Pantene, Tampax, Max Factor e Wella. A empresa possui 110 mil empregados em cerca de 80 países.
Fundada em 1901, a Gillete é dona de marcas como Mach3, Duracell, Oral-B. A empresa possui 30 mil funcionários em 14 países.
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A gigante americana Procter & Gamble anunciou hoje a compra da fabricante de baterias e lâminas de barbear Gillette, sediada em Boston, por US$ 57 bilhões. O negócio cria a maior empresa de produtos para o consumidor do mundo, mas também deve provocar uma onda de demissões.
Com a fusão, cerca de 6.000 empregos devem ser eliminados, o que representa 4% da força de trabalho da P&G e da Gillette no mundo. As duas empresas possuem cerca de 140 mil funcionários. Por outro lado, a união das gigantes americanas deve gerar ganhos de até US$ 16 bilhões com o aproveitamento de sinergias (ações em conjunto para aumentar eficiência).
O negócio ainda depende da aprovação de órgãos que regulam a concorrência. Não foi informado ainda o que acontecerá com as operações das duas empresas no Brasil.
Com o negócio, a P&G espera crescer mais. A multinacional elevou sua meta de aumento anual de vendas. Antes a expectativa era crescer entre 4% e 6%. Agora, a previsão é um intervalo entre 5% e 7%. A gigante já acena para o potencial de uma taxa de crescimento de dois dígitos.
A compra da Gillette é o maior negócio já realizado pela P&G, que atua nos segmentos de higiene pessoal, beleza, saúde e nutrição animal. É dona de marcas como Pampers, Ariel, Always, Pantene, Tampax, Max Factor e Wella. A empresa possui 110 mil empregados em cerca de 80 países.
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