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30/03/2005 - 09h33

Venda em supermercados perde fôlego

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da Folha de S.Paulo

Está mantida a previsão de bom desempenho na demanda por alimentos neste ano, apesar dos tímidos números apresentados ontem sobre a venda dos supermercados em fevereiro. Há no mercado grande expectativa de que 2005 seja o ano forte dos alimentos no mercado interno.

A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) informou nesta terça-feira que as vendas reais das lojas do setor no mês passado cresceram 2,65% em relação a igual período de 2004. A questão é que, em fevereiro do ano passado, houve uma retração de quase 2% das vendas. Portanto a expansão deste ano deveria ser representativa, já que ela acontece em cima de uma base de vendas já fraca.

Segundo o último relatório de resultados do grupo Pão de Açúcar, o maior supermercadista do país com R$ 15 bilhões de receita anual, o descompasso no calendário deste ano --fevereiro de 2005 teve um domingo a menos em comparação com 2004-- atrapalhou o desempenho do segmento. O fato de o Carnaval ter ocorrido no começo do mês, período de mais forte abastecimento das famílias, também ajuda a explicar os números, segundo a rede.

Em fevereiro, as vendas reais das lojas da rede Pão de Açúcar (as mesmas que a empresa tinha em igual período de 2004) subiram 2% sobre o mesmo mês do ano passado --quando foi verificada uma retração de 0,5%.

Pelo balanço da Abras, na comparação com janeiro, as vendas reais de todo o setor em fevereiro, período com menos dias úteis, registraram queda de 4,9%.

Na prática, ao analisar os dados já publicados em 2005, conclui-se que as vendas dos supermercados no bimestre subiram (alta de 6,2%), em grande parte, puxadas pelo desempenho de janeiro. No mês, houve um crescimento de 9,94% nas vendas sobre 2004. O segmento teve o melhor janeiro de sua história.

Além disso, o que também deve favorecer o desempenho do trimestre é o efeito calendário. Como a Páscoa aconteceu neste ano em março, o resultado de vendas ajudará a turbinar o período.

No ano passado, quando o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 5,2%, os supermercados registraram uma expansão de 2,5% nas vendas. Espera-se alta de 2% a 2,5% para 2005, diz a Abras.

Brasileira gasta até R$ 15

Segundo novo relatório apresentado ontem pela entidade, o maior gasto médio por visita no supermercado está entre as mulheres de 30 a 39 anos. O valor está em R$ 15,60 no país. O tíquete mais baixo é o das mulheres com mais de 50 anos (R$ 13,30). As mais jovens, com até 29 anos, gastam em média R$ 14,40 por visita.

As mulheres, informa o relatório, são responsáveis por 80% da decisão de compra na loja. Não há resultados anteriores para comparação.

"As compras estão cada vez mais fracionadas. Na época da inflação alta, o mais comum era fazer uma única compra grande no mês, de valores altos", diz Oliveira, presidente da associação.

Os dados foram levantados pela consultoria LatinPanel. Foram utilizadas duas bases de dados: o Painel Nacional de Consumidores, baseado em 25 mil entrevistas e que avalia 64 categorias de produtos, e uma pesquisa sobre hábitos e comportamento, realizada no final de 2004 pela empresa.

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