Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2005 - 18h57

Entenda a saída do Opportunity da Brasil Telecom

Publicidade

da Folha Online

O Opportunity era o administrador dos investimentos que o Citigroup tinha nas operadoras de telefonia Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular.

A gestão do Opportunity nas operadoras, no entanto, não correspondeu aos interesses do Citigroup. A gota d'água para o fim desse acordo teria sido o anúncio pelo Opportunity da intenção de venda das operadoras de telefonia celular do grupo, sem o aval do investidor.

Insatisfeito com a atuação do Opportunity, o Citi entrou na justiça dos Estados Unidos para destituir o gestor antes do final do contrato de administração que tinha com o grupo brasileiro.

A justiça americana decidiu favoravelmente ao Citigroup.

Para evitar a mudança nas teles brasileiras, a Brasil Telecom obteve uma liminar da justiça suspendendo os efeitos da decisão norte-americana.

A justiça brasileira condicionou a destituição do Opportunity ao pronunciamento da Anatel, que é o órgão responsável pelo setor de telecomunicações. Dessa forma, a decisão de hoje da Anatel derruba o argumento utilizado pela Brasil Telecom para evitar que a decisão americana vigorasse no Brasil.

As três operadoras foram obtidas por um consórcio de investidores durante o processo de privatização do sistema de telecomunicações nos anos 90. Desse consórcio, faziam parte o Citigroup, o próprio Opportunity, fundos de pensão brasileiros, e multinacionais como a Telecom Italia.

O conflito entre esses investidores, no entanto, teve início logo após a privatização, quando o Opportunity, apesar de sua pequena participação acionária, assumiu o controle das operadoras como representante do Citigroup.

A decisão da agência não vai afetar imediatamente a composição da diretoria dessas empresas. Para substituir os atuais diretores e conselheiros de administração indicados pelo Opportunity, é preciso que sejam convocadas assembléias de acionistas especificamente para tratar o assunto.

Leia mais
  • Anatel aprova destituição do Opportunity do controle da Brasil Telecom
  • Teles têm até dez dias para pedir reconsideração sobre decisão da Anatel
  • Ações da Brasil Telecom disparam com decisão da Anatel
  • Saída do Opportunity favorece solução para BrT, diz conselheiro da Anatel

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Brasil Telecom
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página