Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

MEC adia prova do Enem por suspeita de fraude

Registre seu comentário sobre o cancelamento da prova do Enem, que seria realizado neste fim de semana, após denúncias de fraude. A expectativa da pasta é de que a nova prova seja realizada em 30 a 45 dias. A PF (Polícia Federal) vai comandar as investigações.


Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
claudia kabus (255) 10/10/2009 00h25
claudia kabus (255) 10/10/2009 00h25
esta estória de colocar uma prova do governo, que o governo pensa até em fazer sem licitação, como critério de ingresso em faculdades é uma espécie de estatização do acesso. do mesmo jeito que esta prova foi roubada, outras podem ter sido. bolsa-família, enem, prá mim tudo isso é semelhante a uma teia que vai se fechando sobre o país, ou melhor, tentáculos. o mais simples seria dar excelente ensino fundamental e apoio pontual às famílias das crianças que apresentassem problemas. atendimento individualizado, não essa coisa "social", "de massas", com um controle frouxo e que já vai fazer mais de 8 anos com resultado pífio. e professores bem pagos, claro! em qualquer país sério, professor ganha muito bem. 37 opiniões
avalie fechar
Danilo Kita (6) 09/10/2009 23h38
Danilo Kita (6) 09/10/2009 23h38
Donizete, eu concordo contigo no repudio ao lamentável episódio do Enem, porém, discordo do seu posicionamento acerca da utilização do ENEM como elemento de seleção, integral ou parcial, dos alunos aptos a cursar o ensino superior. O ENEM fora concebido para ser um Exame Nacional de avaliação do Ensino Médio, devendo apenas medir o nível dos alunos egressos do Ens. Médio, e não para ser um vestibular. Ao longo dos seus 11 anos de história, acumulou alcunhas, entre elas: a de prova muito simples e de questões de nível elementar que não cobram "conteúdo", mas apenas habilidades de leitura e interpretação. Habilidades que, embora de extrema importância, não são suficientes para garantir o acompanhamento de um curso universitário. Por isso os editais de todos os vestibulares do país trazem anexos os programas das matérias que são BÁSICAS a todos os estudantes que desejem o ensino superior. A Fuvest, por exemplo, chama a essas matérias de "competências". Assim, por ser o Enem uma prova que não cobre, ou cobre apenas muito pouco, dessas matérias, que, aliás, compõem o conteúdo programático do Ens. Médio e que deveriam ser muito cobradas e não o são, é que o ENEM jamais poderia servir como vestibular. E ainda que cobrasse tais competências, atenta contra a utilização da prova o fato dela ser nacional, o que dificulta ao enésimo grau garantir a segurança desse exame, que pode, como aconteceu, ser fraudado, tornando o empenho e a dedicação de milhoes de estudantes brasileiros vão. 3 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 09/10/2009 22h15
M Mig (2180) 09/10/2009 22h15
Srs,
Vejam aqui no site da folha (http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u632164.shtml)
Ridiculo.
1 opinião
avalie fechar
Danilo Kita (6) 09/10/2009 22h07
Danilo Kita (6) 09/10/2009 22h07
"...se a pessoa pensou que estava prejudicando o governo, a pessoa, na verdade, foi um irresponsável que prejudicou a tentativa de jovens, através do Enem, entrar na universidade. Retardou pelo menos a pretensão desses jovens..." - ENTÃO O GOVERNO NÃO SE SENTE PREJUDICADO...??? Até onde eu sei, foi o Ministério da Educação (MEC), entidade do GOVERNO, que propôs o NOVO ENEM. Até onde eu sei, foi o MEC, do GOVERNO, que propôs utilizá-lo como vestibular das Universidades Federais. Ou eu estou enganado e esse tal de MEC é, na verdade, uma Organização beneficente que vive de caridades? Pois é, vive; de caridades que se chamam impostos. Impostos esses que só são pagos a um Governo, e que, a meu ver, deveria traduzi-los em benefício da população (recusa-me a palavra povo). Pois bem, é esse tal de MEC, e esse tal de Governo, que se dizem inabalados pelos últimos acontecimentos com o ENEM. Estranho não? Ou talvez essa fosse a maior vontade deste governo: Que o vazamento do ENEM não o prejudicasse quando, na verdade, o mesmo fora o maior escândalo que podia ter acontecido, e que aconteceu, prejudicando mais de 12 milhões de brasileiros (sim 12 milhões = 4 milhões de estudantes + 8 milhões de pais) que pagam impostos. 2 opiniões
avalie fechar
Caríssimos! Antes de qualquer coisa uma boa tarde para todos. E, por conseguinte, também mostrar a minha tristeza com o episódio Enem. Concordo que o Estado foi omisso nas medidas preventivas que deveriam ter cercado o Enem. E diferentemente de muitos, concordo com Haddad quando este aventa que todas as provas seletivas para o ensino superior sejam chanceladas pelo Enem. Tal medida poderia representar um considerável aumento nivelar dos selecionados; acabando de vez, com essa balela de que só nos grandes centros se pode obter ensino de qualidade. Discordo e considero infelizes as assertivas do Sr. Mig, quando este afirma que o Enem seja uma alavanca de "gente despreparada". Vejo no comentário do colega, se me permite chamar assim, apenas um viés. Cursei faculdade com a seletividade do Enem e hoje, tenho angariado em minha vida profissional, diversos prêmios e, isso se deveu, antes de qualquer coisa, a maneira como cursei o ensino superior e não de como ingressei. Generalizar conceitos é uma idéia temerária, senão o que teria sido de Galileu Galilei, Albert e tantos outros? Sem mais para o momento.. abraços jurídicos a todos! 6 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (333) 09/10/2009 13h35
MAC Castro (333) 09/10/2009 13h35
MINHA NOSSA, ENEM SUBISTITUIR VESTIBULAR, e os alunos da escola publica, vai se preparar aonde seus pilantras, PASMEM mais já existem cursinhos para fazer prova do ENEM , e o povão seus pilantras vai estudar aonde.
TAPAM O SOL COM A PENEIRA, porque o ensino fundamental é que deveria receber atenção, mais custa caro né.
AINDA BEM QUE É O PENULTIMO ANO DESSES PILANTRAS MENTIROSOS NO GOVERNO, que venha as eleições;
8 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 09/10/2009 09h17
M Mig (2180) 09/10/2009 09h17
Cara cacilda galiotto
Se o governo lula fizer bobagem pode ter certeza que São Paulo será contra.... e não seremos os únicos!!
O Enem é uma forma de enfiar gente despreparada na faculdade e assim disfarçar a negligência do governo lula com a educação. Produzir analfabetos funcionais para servirem de propaganda petista é a palavra de ordem de Haddad .
Lembro que a USP e outras faculdades tiveram grande importância na luta contra a ditadura, enquanto Dilma se escondia por baixo da asa do Valpalmares.
17 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 09/10/2009 09h16
M Mig (2180) 09/10/2009 09h16
2010 "ATENDIMENTO DO GOVERNO DÁ INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS SOBRE DEVOLUÇÃO DE TAXA DO ENEM"
"Universidades Federais cogitam plano B se Enem fracassar"
E alem de tudo, o MEC "exige" quer a Uninove mexa em suas vagas para medicina...
Apagão.... Que apagão nada... ninguém está falando de apagão, estamos é falando do VERGONHOSO e ENORME fiasco que está sendo o Enem, a suposta tentativa de modernizar o ensino FRACASSOU MISERAVELMENTE.
Não adianta procurar qualquer motivo para atacar a oposição, o FRACASSO do Enem é obra e mérito da turma do lula. Depois de chamar os estudantes de "babacas" a cerca de um ano atrás, lula assinou embaixo da sua opinião sobre educação e cultura....
Quando fez-se a bobagem de investir tanto para trazer os jogos olímpicos para o Brasil eu sabia que a ditadura do pão e circo seria estremecida novamente assim que aparecesse um novo erro do governo lula...
Aproveitando.... E então Cacilda... quem está na contra-mão??? ...rs....
6 opiniões
avalie fechar
Fabio Crochik (3) 08/10/2009 22h52
Fabio Crochik (3) 08/10/2009 22h52
È assustador ! O Politiburo pretende o total controle sobre tudo e todos . O Enen não passou nem pelo teste mais banal , que foi esse "vazamento" das provas e eles pretendem que seja o "único" e absoluto vestibular para todas as Universidades do Brasil . Não riam , é possível que consigam mesmo na mais plena democratura vigente .
Haverá algumas poucas vagas para brasileiros , haja vista que cubanos , venezuelanos , equatorianos , Farc , Mst e demais categorias mais prestigiadas por eles ficarão com a maioria delas .
Não direi "Acorda Brasil" porque já é muito tarde para isso , o aparelhamento já está quase concluído e é "imexível" .
4 opiniões
avalie fechar
Cacilda 7.10, na realidade, o problema tem que ser analisado pelo prisma organizacional de cada faculdade e não simplesmente dar uma conotação político-partidária para esta lamentável ocorrência da prova do Enem. 3 opiniões
avalie fechar
Hernani Rodrigues (32) 08/10/2009 14h20
Hernani Rodrigues (32) 08/10/2009 14h20
Cacilda vc resumiu muito bem a situação. Pq Serra em de falar em apagão do Enem (Aliás apagão é o que o PSDB mais entende) não muda a data do vestibular da USP e UNICAMP? Pq ajudar se pode atrapalhar? Depois não venha falar de novo que a culpa da má educação paulista é dos migrantes (nordestinos). 6 opiniões
avalie fechar
Marcelo da Luz (14) 08/10/2009 14h17
Marcelo da Luz (14) 08/10/2009 14h17
A troca do vestibular pelo ENEM vai centralizar a corrupção no acesso às universidades públicas, agora fica fácil pro governo distribuir a Bolsa-Cola pros para-lamentares da bancada dinheirista (governista) que estiverem em dia com o carnê do Baú, i.e., votando fielmente a favor do governo (e contra o Brasil). Daqui pra frente filhos de para-lamentares que apóiam o governo não ficam mais de fora das universidades públicas. 16 opiniões
avalie fechar
Marcela Zacarin (2) 08/10/2009 13h18
Marcela Zacarin (2) 08/10/2009 13h18
Ótimo. Terei que decidir entre a UEL e o ENEM. Fazer a prova de português da UEL mais uma redação de manhã e depois a de português, matemática e mais uma redação do ENEM no mesmo dia acaba com qualquer um.
Perdi dinheiro pagando o vestibular, o Ministro me deve uma.
2 opiniões
avalie fechar
Claudio Soares Ferreira (1) 08/10/2009 12h15
Claudio Soares Ferreira (1) 08/10/2009 12h15
Com o "vazamento" da prova do Enem os prejudicados foram os que realmente precisam dos resultados da prova para tentar ingreso em Universidades publicas, ou seja, os mais pobres.
Com a remarcação, os candidatos a empregos temporários no IBGE, serão prejudicados, pois as datas coincidem. Quem necessitar do emprego, terá que abrir mão de sua participação no exame do Enem. Acho que os fraudadores alcançaram seus objetivos. Desacreditaram o Enem e possibilitam às Universidades o prosseguimento da cobrança mais cara da inscrição nos vestibulares. Viva o Brasil sem educação!!!
3 opiniões
avalie fechar
Rosimar Ferreira (1) 08/10/2009 10h13
Rosimar Ferreira (1) 08/10/2009 10h13
Sabe pessoal, acho que essa palhaçada do ENEM tem alguma coisa com as Faculdades. Várias foram contra à soma dos pontos obtidos pelos alunos para o vestibular..... agora algumas vão descartar a nota.... muito estranho.... tem dente de coelho nisso... ah se tem..... pena que nunca vamos saber ao certo....a pizza mais uma vez será fatiada... 3 opiniões
avalie fechar
JOSE ALVES (105) 08/10/2009 08h27
JOSE ALVES (105) 08/10/2009 08h27
O FBI, A SWAT e A INTERPOL também participarão da segurança das novas provas do ENEM?
A gestão pública incompente deveria assumir o erro, DEMITIR O MINISTRO DA EDUCAÇÃO e cancelar o ENEM este ano e devolver todas as inscrições feitas!
17 opiniões
avalie fechar
Gildo Reis (7) 08/10/2009 08h07
Gildo Reis (7) 08/10/2009 08h07
Acho que a Folha de São Paulo deveria dar explicações sobre o vazamento da prova do Enem, afinal a Gráfica Plural pertence ao mesmo grupo que a Folha. É muito suspeito esse vazamento, pois a Folha de São Paulo é um dos Veículos de Comunicação que fazem oposição ferrenha ao Governo atual desde o seu primeiro dia. 22 opiniões
avalie fechar
Tiago Hauck (1) 08/10/2009 06h23
Tiago Hauck (1) 08/10/2009 06h23
a: A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) decidiu alterar o dia da segunda etapa de provas do Concurso Vestibular 2009 devido à mudança de data da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A NOVA data SERÁ transferia do dia 6 PARA 11 dezembro de 2009. E não 13 como informa a folha 1 opinião
avalie fechar
Acássio Campos Ferreira (1) 08/10/2009 01h16
Acássio Campos Ferreira (1) 08/10/2009 01h16
O "celebre" Ministro esqueceu de algo proeminente. Os vestibulares que mudaram as datas irão coincidir com outros que ja estavam com datas marcadas. E, pois, quem pagou inscrição nestas instituições, comprou passagens e fez reserva de hospedagem ficará no prejuízo? Por que não considerou estes fatos?
Fazer o que, aqui quem tenta ser cidadão - lutando contra o sistema - e expurgado de qualquer tipo de respeito e consideração. No Brasil, estudante é, apenas, ferramenta para complementar a retórica hipocrita dos políticos, lamentavelmente.
4 opiniões
avalie fechar
Danilo Kita (6) 08/10/2009 00h55
Danilo Kita (6) 08/10/2009 00h55
Cacilda, permita-me um conselho: Porque você não canaliza a sua revolta à raiz dos problemas - o Ensino Publico deficitário? Porque você não se revolta contra este sistema que impossibilita aos alunos vindos de escolas publicas de competirem em posição de igualdade com todos os demais vestibulandos? Culpais a USP (e as elites) por esta situação, enquanto os verdadeiros culpados ao invés de proporem projetos para a melhoria do ensino público ocupam-se em criar mecanismos que nos colocam uns contra os outros, em uma suposta "luta de classes" das quais ambos saímos perdendo? Pois eu te digo, porque querem que você aja assim. Dessa forma, não há a necessidade de melhorar o ensino, pois a culpa de tudo é transferida aos alunos do particular (das elites) que são duplamente lesados, porque pagam duas vezes pelo "mesmo" serviço. 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (302)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página