Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

MEC adia prova do Enem por suspeita de fraude

Registre seu comentário sobre o cancelamento da prova do Enem, que seria realizado neste fim de semana, após denúncias de fraude. A expectativa da pasta é de que a nova prova seja realizada em 30 a 45 dias. A PF (Polícia Federal) vai comandar as investigações.


Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos
Comentários dos leitores
Danilo Kita (6) 08/10/2009 00h42
Danilo Kita (6) 08/10/2009 00h42
O "Novo Enem"´, no modelo em que foi proposto, já era um ERRO. Ele fora concebido para ser um Exame Nacional de avaliação do Ensino Médio, não um vestibular. Desde o inicio provou ser uma prova ineficiente, famosa pelas questões de nível elementar e que não cobravam "conteúdo", apenas habilidades de leitura e interpretação. E assim, com este histórico, transformaram-no na mais importante prova do Brasil para alunos de ensino médio - UM ERRO DUPLO. Primeiro pela própria viabilidade técnica; aplicar uma prova no Brasil inteiro, no mesmo instante, sem planejamento e estudo, de uma hora para outra, é no mínimo insensato. (Vide os últimos acontecimentos) em segundo lugar a prova foi um erro estratégico, pois, ao permitir o ingresso de estudantes de diferentes regiões por meio da mesma prova, aumentou-se a concorrência de alunos de outros estados em diversas faculdades. (Meu caso, farei vestibular no RJ através do enem. Bom para mim, porem, péssimo para os alunos do RJ, que agora terão um concorrente inédito). Enfim, essas mudanças na prova do enem estavam fadadas ao fracasso desde a sua proposição, antes ela afetasse diretamente mais de 12 milhões de brasileiros, somando-se alunos e seus pais. 5 opiniões
avalie fechar
Donizete Hernandes (26) 08/10/2009 00h36
Donizete Hernandes (26) 08/10/2009 00h36
São Paulo como sempre arrogante, merecemos o q temos. 9 opiniões
avalie fechar
Diego Carvalho (1) 07/10/2009 22h39
Diego Carvalho (1) 07/10/2009 22h39
Até concordo que a segurança na realização do exame será, de agora em diante, primeiro plano. Não sei bem avaliar o impacto que a dispensa de licitação poderá trazer, mas, já que se vai dispensar esse critério (que é previsto pela Constituição Federal, pra que possa haver igualdade de concorrência entre as empresas prestadoras do serviço), já que o Ministro busca excelência na empresa contratada, por que não contratar a FUVEST ou a VUNESP, que têm reconhecimento nacional em elaboração de concursos, vestibulares e processos seletivos? Por que logo a Cesgranrio? sem opinião
avalie fechar
jose roberto (91) 07/10/2009 22h04
jose roberto (91) 07/10/2009 22h04
Gagliardi, o Ministro Fernando Hadad eh, ao reverso do que vc apregoou, é muito competente, e tomou a decisão correta diante do vazamento da prova. E esse vazamento eh muito suspeito, ja q nunca antes houve, e exatamente ocorreu numa grafica de São Paulo. Será que alguem seria tao ingenuo para furtar provas e tentar vender a um Jornal exatamente como o Estadão? Muito estranho essa situação. Masi estranho ainda foi exatamente as duas universidades Estaduais de SAO PAULO não mudarem seus calendários, quando a maioria das universidades o fizeram para não prejudicar os estudantes mais carentes. Realmente o governo de SP está na contra-mão do processo democrático e da inclusão social através da educação. Não foi a toa que Serra tentou tirar a autonomia das universidades estaduais de SP através de Decreto. Espero que esse patético nunca chegue a presidencia para não reverter esse processo de crescimento e inclusão social que pela primeira vez o país está experimentando. Só lembrando alguns feitos históricos de Hadad: Criação de 12 Universidades Federais e ampliação dos campus da maioria delas, dobrando o número de vagas em apenas 6,5 anos. Sabe quantas o Paulo Renato/FHC criaram? E sabe quantos Cursos Técnicos Federais de qualidade foram criados? mais que o dobro dos que existiam (que foram criados até o regime militar), porque nenhum goivernante se preocupou com a incluisão social através da educação como o atual governo. E desafio alguem provar o contrário.Qtas Univ. Serra criou? 5 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 07/10/2009 21h23
M Mig (2180) 07/10/2009 21h23
Cacilda... quem está indo na contra-mão é Bahia, Amazonas e Brasilia... o resto do pais já entendeu a arapuca que é o Enem. 5 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 07/10/2009 21h21
M Mig (2180) 07/10/2009 21h21
"A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e a PUC de Minas Gerais não utilizarão a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009."
Alem disso a USP, Unicamp e Casper Libero já recusaram o Enem, e diga-se de passagem, as federais só não recusaram considerar a tal nota lulista por que não podem faze-lo.
Na semana do fiasco do Enem, é comprovada que a redução do analfabetismo está mais lenta.
A verdade é que as provas são de teor comprovadamente fácil, é só um jeito de enviar mais gente sem preparo nas faculdades e assim o governo lula se auto-proclamar estandarte da educação... Já que lula negligenciou a qualidade do ensino, ele se esforça para disfarçar as conseqüências de sua irresponsabilidade produzindo analfabetos funcionais.
Hoje além da classe C não conseguir mais pagar pelos estudos, não consegue mais nem se capacitar para o vestibular....
É.... o Enem parece estar com os dias contados como ferramenta de marketing do governo lula...
Mas é claro que tem um pessoalzinho aí, empolgado com os discursos lulistas, que acha que o Enem foi um tremendo progresso... hahaha
8 opiniões
avalie fechar
fabio siqueira ferreira (257) 07/10/2009 20h37
fabio siqueira ferreira (257) 07/10/2009 20h37
Discordo do Sr. Gagliardi quanto a utilização da gráfica do Senado. Se nas gráficas privadas as provas "vazam", imagina na gráfica do senado. Elas seriam entregues aos apaniguados através de ato secreto.
.
Em quantos concursos, concorridíssimos, fatos idênticos ao do ENEM aconteceram? A única resposta certa é que isso JAMAIS vai ser investigado, pois poderia anular dezenas de concursos e desgastar oS governos.
8 opiniões
avalie fechar
Osny Raffs (3) 07/10/2009 18h50
Osny Raffs (3) 07/10/2009 18h50
Ou será que as Universidades paulistas estão querendo barganhar verbas com o governo federal? Que feio para o Estado mais rico do Brasil.
Aliás, essa história tá muito mal contada. Afinal, quem ganhou com o cancelamento do Enem?
Por que entregar a prova a um jornal, sabidamente conservador, que não iria pagar nada para obtê-la?
O que os bandidinhos classe média queriam?
5 opiniões
avalie fechar
Mewertthon Scherzinger (1) 07/10/2009 18h46
Mewertthon Scherzinger (1) 07/10/2009 18h46
Oi queria avisar aos redatores deste ilustre jornal que eu estou decepcionado. Pois como é que um jornal de circulação nacional nao devulga a noticia correta. Pois pelo que eu aprendir na escola o Brasil esta dividido em 5 regiões e pelo que eu saiba o nordeste tambem faz parte do brasil, então porque na hora de diulgar que a nova data do enem vai coencidir com outras datas de vestibulares vcs so colocaram a universidades do sul do Brasil? Venho a informa a vcs e aos leitores do estado de sergipe que a data do vestibular da UFS ( Universidade Federal de Sergipe) tambem coencidirar com as novas datas do enem.
Espero que vcs fiquem mais atentos da praxima vez,.
Obrigado,
Mewertthon Scherzinger
sem opinião
avalie fechar
cacilda galiotto (123) 07/10/2009 18h23
cacilda galiotto (123) 07/10/2009 18h23
Mais uma vez S Paulo, a USP vai na contra mão; será que é pq os pretendentes a uma faculdade são da classe menos favorecida? Serra, Serra mostre que vc tem pulso e reverta a situação, fazendo com que se mude a data do vestibular e que ela seja adiada, se as outras o fizeram pq não a USP? Vai aprendendo cara pálida; tem que se governar p/ todos e não só p/ a elite! 28 opiniões
avalie fechar
Altoid Spotnitz (100) 07/10/2009 17h54
Altoid Spotnitz (100) 07/10/2009 17h54
Por que o MEC não pediu antes à Polícia Federal que fizesse essa avaliação e planejamento da segurança para as provas do ENEM? 1 opinião
avalie fechar
Osny Raffs (3) 07/10/2009 17h29
Osny Raffs (3) 07/10/2009 17h29
Bobagem e precipitação das duas Universidades paulistas. É só o MEC cogitar em contingenciar verbas federais que terão de voltar atrás. Poderiam ter evitado esse possível enfrentamento político apenas aguardando a evolução dos acontecimentos. Mas não, preferem aparecer na mídia como falso autônomos. Quanta incompetência dos reitores. 5 opiniões
avalie fechar
Ismael Tavora (10) 07/10/2009 17h27
Ismael Tavora (10) 07/10/2009 17h27
E quem se inscreveu no ENEM e iria fazer a prova na UNICAMP, o governo dessa incompetencia fazer a devolução dos 35 reais???? 1 opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 07/10/2009 17h15
João Carlos Gagliardi (2328) 07/10/2009 17h15
"Nova data do Enem coincide com vestibulares..."
Claro que coincidirá...
Esse Hadadd, é o suprasumo da incomptência!!!
É só conferir, a condição pra lá de precária, da Educação no Brasil, para termos certeza que esse cidadão, já deveria ter sido removido do cargo há muito tempo...
Se as "novas" provas do ENEM, estão prontas, por que não usam, por exemplo, aquele "elefante branco", que é gráfica do senado, para imprimir os novos testes, em caráter de urgência?
É só parar a propaganda inútil dos senadores, que ninguém lê mesmo, e dar a oportunidade daquela gráfica, fazer algo de realmente útil...
Não seria essa, uma opção?
62 opiniões
avalie fechar
Rui Campedelli (68) 07/10/2009 16h35
Rui Campedelli (68) 07/10/2009 16h35
O cara colocou a prova do enem na cueca! Assim não pode, assim não dá.
Essa estranha forma de transportar objetos está virando uma prática condenável neste país, começou com os dolares da ptzada e serviu como exemplo para os malandros.
Assim fica dificil né! É brincadeira! Isso já passou de graça.
1 opinião
avalie fechar
Noel Samways (111) 07/10/2009 16h19
Noel Samways (111) 07/10/2009 16h19
Uma mudança de data do Enem só poderia provocar uma desorganização generalizada entre as IES, como estamos observando, pois também elas precisam atender os compromissos assumidos com seus candidatos já inscritos e com os locais previamente agendados e/ou alugados. Por outro lado, os candidatos deveriam ser ouvidos, tendo em vista seus interesses pessoais (já estavam programados ou comprometidos com viagens para submeter-se a vestibulares em locais diversos de suas cidades de residência); note-se que não são somente concluintes de ensino médio que farão vestibulares, mas quem nunca fizera o Enem anteriormente e está tentando pela "enésima" vez ingressar na universidade. Solução? Só com a unificação de vestibulares, quando uma das provas seria a do Enem, aplicada pelas próprias IES, ou então a "pulverização" do exame, em datas anteriores e distantes dos vestibulares tradicionais, quando todos os estabelecimentos de ensino médio do País (que dispõem de segurança efetiva para a guarda das provas), aplicariam a prova. Assim, numa mesma data, realizariam a avaliação, inclusive para aqueles que não são concluintes desse nível de ensino. Parece ser mais razoável e "democrática" esta última hipótese... 6 opiniões
avalie fechar
Marcelo da Luz (14) 07/10/2009 15h50
Marcelo da Luz (14) 07/10/2009 15h50
A troca do vestibular pelo ENEM vai centralizar a corrupção no acesso às universidades públicas, agora fica fácil pro governo distribuir a Bolsa-Cola pros para-lamentares da bancada dinheirista (governista) que estiverem em dia com o carnê do Baú, i.e., votando fielmente a favor do governo (e contra o Brasil). Daqui pra frente filhos de para-lamentares que apóiam o governo não ficam mais de fora das universidades públicas. 10 opiniões
avalie fechar
FABIO ZONZINI (214) 07/10/2009 14h14
FABIO ZONZINI (214) 07/10/2009 14h14
07/10/2009 - 13h41
Porte de arma traz mais risco de ser baleado em tiroteio, diz estudo ...
E esse estudo? já fez tb sobre quem é baleado sem ter arma ? do coitado que não pode se defender e alem de ser roubado ainda pode levar um tiro somente por olhar na cara do bandido ?
ahh faça-me um favor,... todo bom cidadão deveria ter pelo menos em casa uma arma para se defender . Já que não pode andar nas ruas com elas, ou dentro do carro...pelo menos em casa para defender a sua família.. O povo já foi as urnas no plebiscito.. a resposta aos governos foi essa.. Mas oque se vê é a quantidade maior de pessoas (do mal) armadas esperando um coitado como eu e como a maioria comprar um bom carro ou uma boa moto, mesmo um bom tenis, para poderem roubar...
e ainda temos que ver uns palhaços dizendo que ter arma faz mau.. que vão ao inferno então fiquem por lá.. desarmados...
4 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (333) 07/10/2009 14h03
MAC Castro (333) 07/10/2009 14h03
kkkkkkkkkkkkkkkkk, será que o analfabetismo ronda o MEC, aahahahahah depois de tanta trapalhada ainda marcam o exame junto com datas de vestibulares, ahahahahaha , MINHA NOSSA QUANTA INCOMPETENCIA. será que um dia esse governo trapalhão acerta uma. acho que não , porque a ignorancia somente com muito estudo e vivencia e isso essa gentalha só teve é a cartilha vermelha pra ler. AHAHAHAHAH 6 opiniões
avalie fechar
helio marinho (37) 07/10/2009 13h56
helio marinho (37) 07/10/2009 13h56
Medílcres da Estupidez e Corrupção(MEC),que não só perdem mais deixam de ganhar e apenas voltado para o mercantilismo,atrofiando as idéias e os pensamentos numa forma de condicionamento behaviorista;mestres e pais,professores e alunos ão de se perguntar,seria o modelo Grego-Judaíca,Romano-Cristã,melhor;seria a Biblía melhor que o Veda;seria Socrátes,Platão e Aristotéles melhor Lao Tsé,Confúcio e Sun Tzu;se for,mesmo assim tais culturas contribuiram em demasia com a civilização,o numero (0) zero e (1) um,poucos sabem seu descobrimento,mas muitos sabem sua utlidade na matematica e informatica;disciplinas como a história,filosofia,teologia,psicologia,arte,medicina e fisica,perdem por não contempla-las e,deixam de ganhar,podendo ser melhor;a exemplo,o edificio mais alto de mundo construido nos Emirados dos Arabes foi fundamentado no feng shui,comprometido com a ecologia,o meio ambiente e bem estar das pessoas;Ainstein ao formular a lei da relatividade a equacionou pela lei do taoismo,que é pura fisica quântica.
É medílcre onde "id"iotas ensinam a ser "ego"istas,e ao mesmo tempo estupido e corrupto.
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (302)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página