Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2005 - 15h54

Lula assina acordos na área de educação na África

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje acordos de cooperação na África, para ampliar as parcerias na área de educação. Em visita a Camarões --a viagem de Lula ao continente prevê visitas a cinco países--, o presidente esteva acompanhado do ministro da Educação em exercício, Fernando Haddad, e do presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior), Jorge Guimarães.

O acordo firmado entre os Ministérios da Educação dos dois países prevê intercâmbio de professores de história e literatura africana, garantindo que africanos possam lecionar em universidades brasileiras. Além disso, visa estabelecer vínculos preferenciais de cooperação científica, pedagógica e cultural nas áreas de arqueologia, psicologia, filosofia, sociologia e antropologia.

O Brasil também vai acolher pesquisadores e estudantes de Camarões, fornecendo bolsas de estudo para pós-graduação em mestrado, doutorado e pós-doutorado. Seriam pesquisadores para as áreas de farmácia, informática, arquitetura, literatura, turismo e para o setor agro-alimentar. As bolsas incluiriam seguro saúde e garantia de vagas.

Também, a cada dois anos, os governos vão organizar seminários, colóquios e reuniões. A taxa de alfabetização é de 79% em Camarões.

Mais acordos

Por meio da Capes/MEC, o atual governo possibilitou a formação de 94 estudantes de 13 países africanos dentro do Programa de Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). O PEC-G, que completou 40 anos, recebe anualmente cerca de 700 estudantes da África e da América Latina.

A novidade, que também será anunciada na viagem, é a liberação de 100 bolsas do Programa Milton Santos (Promisaes). Esse programa prevê a concessão de bolsa-permanência no valor de até um salário mínimo para os alunos que já estejam no PEC-G. O Promisaes será oferecido ainda em 2005 pelas embaixadas do Brasil na África e em alguns países da América Latina e Caribe. Os estudantes começarão a receber a bolsa em 2006.

Durante a viagem, haverá a discussão sobre um programa entre a África e o Brasil para o apoio de intercâmbio de docentes, concessão de bolsas-sanduíche, para o aluno que faz parte do curso no Brasil e parte em outro país, e projetos conjuntos de pesquisa.

A comitiva presidencial visita, além de Camarões, Gana, Guiné-Bissau, Nigéria e Senegal. A viagem termina no dia 14.

Com informações do MEC

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a relação entre Brasil e África
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página