Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2005 - 09h18

Greve nos Correios afeta entrega de kits do Enem

Publicidade

da Folha de S.Paulo
da Folha Online

Inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece neste domingo, às 13h (horário de Brasília), reclamam que ainda não receberam o kit que deveria ter sido entregue pelos Correios até segunda passada.

Os trabalhadores dos Correios aceitaram nesta quinta-feira o acordo proposto pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) e decidiram encerrar a greve a partir da zero hora desta sexta, após nove dias de paralisação.

No entanto, as entregas ainda continuam comprometidas. O monitor de recreação Adilson Martins, 34, está preocupado pois acredita que quem não receber as informações contidas no kit sairá prejudicado no exame. "Se não fosse importante, eles não seriam entregues. Lá constam dicas importantes, como a ordem em que as provas serão realizadas", disse. A greve levou o Ministério da Educação a ampliar as formas de os alunos consultarem o local da prova, que bateu recorde de inscritos --2.998.083 estudantes.

As orientações dadas aos inscritos que ainda não receberam o kit e não sabem onde irão realizar o exame são consultar a lista afixada no local onde realizou a inscrição, ligar para 0800-616161 ou acessar a página do Inep. Os Correios também disponibilizam a consulta na internet.

Os critérios de seleção e classificação dos candidatos ao Fies (o financiamento estudantil) ganharam mais um item neste ano: o desempenho do aluno no último período letivo. As regras do programa para 2005 estão na portaria 3.224, publicada ontem no "Diário Oficial" da União. Pelo calendário, os estudantes interessados em obter um financiamento poderão se inscrever entre os dias 10 e 28 de outubro na internet.

Enem

As provas do Enem serão aplicadas das 13h às 18h (horário de Brasília), em 727 municípios. A prova do Enem é composta por 63 questões de múltipla escolha e uma redação.

Estão inscritos 2.998.083 alunos, um aumento de 93% em relação a 2004. Para o Ministério da Educação, o aumento é resultado da obrigatoriedade de participação no Enem para os candidatos a uma vaga no ProUni (Programa Universidade para Todos).

A consulta do número de inscrição ou locais para a prova podem ser feitas no site do Inep ou pelo Fala Brasil (0800-616161).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Enem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página