Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2005 - 10h01

Calouro pode recorrer a auxílio-moradia

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A permanência na universidade, após a aprovação, pode se tornar um problema até maior do que passar no vestibular, caso o estudante não tenha recursos financeiros. A mudança para uma nova cidade exige um investimento que, muitas vezes, pode ser minorado por programas de assistência das universidades.

Na Unesp, que tem os campi pulverizados pelo interior do Estado, foi oferecido auxílio para moradia a 1.370 estudantes com baixa renda em 2005. No total, 1.019 pessoas receberam alojamento do programa de moradia estudantil, 292, auxílio-aluguel e mais 59 tiveram casas alugadas. No entanto, das 23 unidades da entidade, apenas 15 foram contempladas com o benefício.

Tatiana Morais de Oliveira, 24, que faz um cursinho comunitário, está confiante no bom resultado no vestibular. Interessada em cursar química em Araraquara, vai ter de mudar de mala e cuia, se for aprovada. "Minha mãe não vai poder ajudar. Vou tentar uma bolsa por lá", afirma.

Além do auxílio para a moradia, a Unesp tem um programa de bolsas voltado para os ingressantes na faculdade. Em 2005, foram concedidas 1.358 bolsas com valor mensal de R$ 175.

"A falta de recursos não é uma limitação para estudar na universidade, mas é uma barreira bem grande. Se o aluno não tem condição mínima para se alimentar, para morar, por mais inteligente que seja, há uma dificuldade", afirma a pró-reitora de extensão universitária da Unesp, Maria Amélia de Araújo. Segundo ela, o número de bolsas de estudo e de ajuda para moradia oferecido só pode aumentar se o orçamento da universidade crescer.

A USP e a Unicamp também oferecem programas de moradia. Em São Paulo, há o Crusp, (Conjunto Residencial da USP), com 800 vagas para graduação e 300 para pós. Todo ano ficam disponíveis cerca de 200 vagas para graduação e de 80 para pós. Já em Campinas, a moradia tem 226 casas, com capacidade para quatro estudantes cada uma.

Leia mais
  • Unesp atrai aluno de ensino público

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Unesp
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página