Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2006 - 10h40

UFSCar vai oferecer cursos a distância

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A UFSCar oferecerá cerca de 1.900 vagas para cursos de educação a distância a partir do segundo semestre de 2007. O processo seletivo está marcado para fevereiro.

Os cursos são de educação musical, engenharia ambiental, pedagogia, sistemas de informação e tecnologia sucroalcooleira. O programa é parte do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), do MEC.

A primeira turma, de cerca de mil alunos, iniciará o curso em julho. Outros 900 começarão em setembro. Algumas aulas serão presenciais. Como a idéia é que o aluno possa estudar sem precisar sair da cidade onde mora, ele poderá assistir a essas aulas em um dos 19 pólos municipais de apoio presencial que escolher, dos quais 16 já estão implantados.

Os cursos contarão com professores e tutores a distância, que terão seus salários pagos pelo programa federal, que ainda deve custear a produção de material didático, a capacitação de tutores e docentes e as diárias e passagens para encontros presenciais.

As grades curriculares, o método pedagógico e o sistema de avaliação estão em formatação na UFSCar, mas a definição que a universidade dá ao ensino a distância dá uma pista de como serão os cursos. Para a instituição, EAD é a modalidade de educação em que a interação entre docentes e alunos é independente de tempo e espaço, com forte mediação não só das tecnologias de informação e comunicação mas também rádio, TV, vídeo, telefone, correio e fax.

O objetivo do MEC é que o maior número possível de universidades federais decidam aderir ao UAB, por isso mantém uma política de incentivo. Segundo documento do ministério, "a ampliação das atividades nas instituições federais e nos pólos de apoio com o projeto contribuirá significativamente para justificativa de obtenção de novas vagas docentes". Dessa forma, serão computadas, para futuras distribuições de vagas para docentes, entre as instituições, as ações no âmbito do Projeto UAB.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cursos a distância

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página