Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2008 - 10h27

Unesco estuda criar fundo para promover língua portuguesa

Publicidade

da Agência Lusa

A Unesco, braço da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, estuda a criação de um fundo para promover a língua portuguesa, anunciou o subdiretor geral da entidade, Márcio Barbosa.

Em discurso na 7ª cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Barbosa disse que o fundo terá moldes semelhantes ao recentemente lançado por Portugal com o mesmo fim, que tem um valor de 30 milhões de euros (R$ 74,11 milhões).

O projeto "visa promover o acesso ao conhecimento pela tradução de documentos do rico acervo da Unesco", afirmou o representante brasileiro da organização.

"Pelo capital inerente à riqueza multicultural, pela importância numérica da juventude que a utiliza, pela potencialidade econômica que representam os recursos naturais dos países da CPLP, pela possibilidade de cooperação que oferece, pelo ritmo encorajador da sua presença no ciberespaço, podemos afirmar que a língua portuguesa está também na coração do futuro", afirmou.

Barbosa declarou ainda que a Unesco vai continuar apoiando o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, para aumentar a sua capacidade de intervenção e permitir que os países africanos da CPLP alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Educação.

O subdiretor geral da Unesco disse ainda que a próxima Conferência Mundial sobre Alfabetização de Adultos será realizada no Brasil, em 2009.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página