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12/10/2000 - 13h45

Veja a lista dos vencedores do Prêmio Incentivo à Educação

da Folha Online

A relação de professores e os projetos pedagógicos agraciados neste ano com o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Santista, foram divulgados ontem.

Veja os trabalhos vencedores:

  • Projeto: Ilha de Caratateua: um estudo socioambiental

    Professora: Maria do Socorro Monteiro Cabral, professora da 3ª série do ensino fundamental da Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Ilha de Caratateua Belém-PA.

    Resumo: O projeto começou com um diálogo da classe sobre a História da Ilha, seus bairros, seus problemas, suas praias.

    A seguir, os estudantes realizaram um mapeamento da Ilha "do jeito que eles imaginavam, que conheciam" e depois um resgate histórico do lugar no contexto da divisão político-geográfica no município de Belém, no Pará, na região Norte, no Brasil e no continente.

    A pesquisa incluiu excursões de reconhecimento dos bairros, o que ajudou os alunos a compreenderem a realidade, trocar experiências, vivenciar novos conceitos e mudar comportamentos.

    No desenvolvimento das ações pedagógicas, a educação ambiental foi o eixo norteador do processo educativo, visando a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da ilha.

  • Projeto: Brasil 500 anos: do fantástico ao real

    Professora: Ilenice Pereira da Silva, professora do ensino fundamental da escola CEAI Governador Antônio Mariz (Campina Grande-PB).

    Resumo: A experiência desenvolvida apresentou aos alunos a questão: o que celebrar e o que protestar nas comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil? Para buscar a resposta, a equipe pedagógica da escola planejou atividades que permitiram estabelecer um paralelo entre a situação imaginária e real do Brasil de hoje.

    O resgate sociocultural-histórico foi possível com o desenvolvimento de atividades como dramatizações, oficinas pedagógicas, produção de textos, construção de poesias, leitura de jornais, estudo de músicas, análise do mapa do Brasil, vídeos, filmes, simulação de eleições, plantio de pau-brasil.

    As diferentes temáticas, tais como a chegada dos portugueses, a cultura negra, a situação política, permitiram aos alunos entender a evolução dos fatos históricos e geográficos como resultado de um longo processo de transformação.

  • Projeto: Minha história, nossa história

    Professora: Maria Goretti Silva Amaral, professora da 2ª série do ensino fundamental da Escola Classe 18 de Taguatinga (Taguatinga-DF).

    Resumo: Desenvolvido em turmas de 2ª série do ensino fundamental, o projeto tem na vida do aluno a base de todo o trabalho. Como são crianças de 7 e 8 anos, a participação da família é fundamental no resgate dos primeiros anos da infância, dos antepassados, avós, tios, relacionando tudo com fatos históricos, sociais e culturais do seu círculo, do bairro e da cidade.

    Realizado desde o início do ano letivo, o trabalho envolve todas as disciplinas. Entrevistas de familiares e de pessoas da comunidade, pesquisas, visita a exposições, palestras dão conteúdo ao trabalho.

    A partir das pesquisas, as crianças são estimuladas a várias atividades: confecção de desenhos e livros, montagem de painéis e exposições, estudo de músicas, tudo para valorizar as informações colhidas. É conhecendo a sua história e compreendendo que vive num contexto, que o aluno está fazendo a história, formando-se como cidadão crítico e atuante.

  • Projeto: Trabalhando com artes visuais na alfabetização

    Professora: Auria Oliveira Costa Santos, professora da 1ª etapa do ciclo básico de alfabetização da Escola de Ensino Fundamental Ulisses Guimarães (Rolim Moura-RO)

    Resumo: Custeado com recursos dos professores e contribuições da comunidade, o projeto visa a estimular o gosto das crianças pelas artes visuais, ampliar a capacidade expressiva e aumentar o conhecimento sobre a cultura acumulada pela humanidade através dos tempos.

    Na execução do projeto, foram apresentadas réplicas de obras de pintores famosos, como Leonardo Da Vinci, Picasso, Portinari, Monet, Tarsila do Amaral, Paul Klee, entre outros, além de livros, revistas e vídeos da TV Escola sobre a vida e obra de alguns artistas.

    A partir do material apresentado, os alunos foram estimulados a desenhar, experimentar e associar técnicas de pintura, posições para pintar e o uso de diferentes papéis. A proposta do projeto é permitir aos alunos de escolas públicas da periferia o acesso à cultura de forma ampla, principalmente nas pequenas cidades onde não há museu ou galeria de arte.

  • Projeto: Gravidez na adolescência

    Professora: Raquel Sales Caldas de Santana, professora da 3ª série do ensino fundamental da Escola C.E Brasília Baraúna de Almeida (Itabuna-BA).

    Resumo: Um número crescente de adolescentes grávidas na classe e o consequente abandono dos estudos, levou a professora a iniciar a experiência em sala de aula. "Não poderia fechar os olhos e fingir que nada estava acontecendo", diz Raquel de Santana, "pois elas precisam de ajuda e de conhecimento para escolher o melhor caminho".

    A partir dessa realidade, ela usou recursos, como depoimentos de alunos, textos, jogos, teatro, entrevistas para entrar na discussão da sexualidade.

    Além de conseguir que os alunos compartilhassem seus conhecimentos com amigos e familiares e de aumentar o respeito e a fraternidade dentro da escola, a experiência permitiu a interação de áreas de conhecimento como a língua portuguesa, ciências sociais e naturais.

  • Projeto: Experiência redação viva

    Professora: Maria do Carmo de Azevedo Salvador, professora da 3ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Martinha Thury Vieira (Boa Vista-RR)

    Resumo: A experiência em curso na 3ª série é parte de um processo iniciado com os alunos desde a 1ª série. O método está centrado em aspectos como a diversificação das atividades, exploração do cotidiano dos alunos, temas dos conteúdos transversais e desenvolvimento da leitura e da escrita.

    A técnica apóia-se na elaboração do "mapa mental" e no "fazer-fazendo", onde o aluno é estimulado a ver, ouvir, falar, sentir e, a partir da exploração da sensibilidade, elaborar suas composições e demais atividades.

    O objetivo do projeto é desenvolver o aluno de forma global, prepará-lo para a vida a partir de seu potencial e vivência diária. Previsto para ser concluído no final da 4ª série, o projeto já alcançou parte dos objetivos, especialmente um grande avanço na aprendizagem.

  • Projeto: Papai! Mamãe! Te encontro na escola

    Professora: Ruth Ferreira Borga, professora da série CBAC da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Novo Mundo (Novo Mundo-MT)

    Resumo: Trabalhando nesta escola pública nascida no garimpo e onde hoje a população vive da extração da madeira e as crianças convivem com a prostituição, inclusive infantil, pobreza, falta de perspectiva de vida e de ambientes de recreação, a professora decidiu usar o amor, o carinho e a sensibilidade no seu trabalho.

    Dessa forma, trouxe os pais para dentro da escola levando-os a participar das atividades e despertando o interesse pelo desempenho dos filhos.

    A experiência tem dois objetivos: diminuir a agressividade dos alunos causada pelo abandono familiar, mostrando que a escola precisa da família e vice-versa para que possam ocorrer transformações no quadro educacional; mobilizar os professores para a necessidade de reflexão, atualização de conhecimentos, repensar metodologias e estratégias pois "a escola continua sendo a norteadora da sociedade e o professor o direcionador", justifica Ruth Borga.

  • Projeto: Uma lição de cidadania: o trabalho com a leitura e escrita numa perspectiva social

    Professora: Josefa Rocha de Abreu Saraiva, professora da Escola Municipal Francisco Alves de Carvalho (povoado de Nazária Teresina-PI)

    Resumo: Trabalho desenvolvido numa escola da zona rural de Teresina, com alunos de 9 a 12 anos, com baixo rendimento escolar, a maioria filhos de pais analfabetos e de baixo poder aquisitivo.

    Observando o fracasso sofrido pelos alunos na tentativa de se alfabetizar, a professora desenvolveu um projeto didático articulando a linguagem oral e escrita com práticas de leitura e produção de textos envolvendo os estudantes na reflexão de problemas de sua realidade.

    Foi com o projeto Higienização aqui e agora, que os alunos produziram folhetos, cartazes, gibis, ofícios incentivados a adotar princípios básicos de higiene e, dessa forma, conscientizando-os da necessidade de reivindicar melhores condições de moradia, saneamento etc. Foi participando da campanha que exercitaram a escrita, a leitura, o desenho e diversas formas de comunicação.

  • Projeto: Lixo, de problema à solução

    Professora: Kátia Raquel Testoni Longen, professora da 4ª série da Escola de Ensino Básico Doutor Frederico Rolla (Atalanta-SC)

    Resumo:Foi a quantidade de lixo espalhada no pátio da escola depois do recreio que deu o mote para a experiência. De que adianta aprovar alunos, atribuir nota, se cada escola não estiver voltada para a melhoria das condições de vida?

    Para a professora, se os alunos jogam lixo no chão provavelmente não têm a dimensão de sua ação e nem se sentem responsáveis pelo ambiente em que vivem. Depois de refletir sobre isso, a classe partiu para a ação.

    Uma comissão de alunos pediu à direção que comprasse lixeiras que foram distribuídas pela escola; depois a turma criou um grupo de teatro que fez uma paródia da música "Xibom Bombom", intitulada "Não jogue lixo no chão", que foi apresentada para o ensino fundamental e médio; o teatro motivou os alunos, que iniciaram uma pesquisa sobre a quantidade de lixo produzida no município; a pesquisa permitiu aprofundar a reflexão e o tema entrou nos conteúdos de matemática, língua portuguesa e artes, trabalhando a interação aluno/aluno/professor/aluno/comunidade.

    A decorrência do envolvimento da classe levou ao estudo da história do papel e os males causados por cada árvore cortada. A reciclagem do papel foi uma conseqüência, depois veio a parceria com a comunidade e o comércio e o engajamento dos alunos na coleta seletiva do lixo. A experiência vai até o final do ano letivo de 2000, destinando o lucro para a creche municipal.

  • Projeto: Na recreação também se forma cidadão

    Professora:Luciana Lyra Loureiro, professora da 3ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Darcy Ribeiro (Boa Vista-RR).

    Resumo:Experiência desenvolvida num bairro da periferia de Boa Vista, que não tem atrações culturais.

    Seu objetivo é criar um espaço de lazer capaz de permitir aos alunos desenvolver capacidades específicas, tais como integrar e experimentar o mundo, compreender diversas situações, exercitar a cidadania, participar de diferentes brincadeiras, aliviar tensões e conflitos, compreender regras de uso do espaço, desenvolver a autoconfiança, o companheirismo e a afetividade.

    O trabalho consta de jogos confeccionados com sucata trazida pelos alunos. Os jogos e brinquedos são feitos na sala de aula com orientação do professor: peteca, dama, boliche, cordas, futebol de botão, entre outros.

  • Projeto: Jogos e brinquedos no cotidiano da educação

    Professora: José Ricardo da Silva Ramos, professor de 1ª a 4ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Joaquim Lavoura (São Gonçalo-RJ).

    Resumo: O projeto pedagógico para o 1º e 2º ciclos do ensino fundamental desenvolvido na escola, por meio de jogos e brinquedos, procura ampliar o pensamento organizador das disciplinas no currículo e, ao mesmo tempo, conhecer o processo do conhecimento por meio de atividades pedagógicas significativas para os alunos.

    O projeto atende ao objetivo da formação crítica e autônoma do aluno inserida na definição dos Temas Transversais dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais ): relacionar conteúdos, articular a finalidade do estudo com as questões sociais emergentes, possibilitando o uso dos conhecimentos na vida extra-escolar.

    Para isso, os professores usam jogos e brinquedos para a interação entre aluno/aluno/professores e a narração que possibilita a expressão de conteúdos e da emoção. Isso permite ao aluno compreender a cultura a partir do espaço reinventado na aprendizagem escolar e o contexto onde vive para construir sua realidade social.

  • Projeto: Pessoas importantes

    Professora:Cyntia Maria Martins Werpachowski, professora da 4ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Maria Nicolas (Curitiba-PR).

    Resumo:Convidados no início do ano letivo de 2000 a construírem sua autobiografia, muitos alunos da 4ª série (9 a 13 anos) surpreenderam a professora por desconhecerem os nomes dos seus avós. Com textos para leitura, foi introduzida a situação do idoso no Brasil, o que levou a classe a perguntar como seria a vida num asilo.

    Enquanto os alunos levantavam dados sobre suas famílias, a classe decidiu visitar um asilo. Recolheram presentes e doces, escreveram dedicatórias e desenharam, montaram uma peça de teatro de fantoches feitos com sucata.

    No asilo entrevistaram os internos e puderam conhecer um pouco mais de suas vidas. Foi pela riqueza das informações colhidas que eles resolveram escrever um livro onde incluíram a história dos seus avós: "Pessoas Importantes".

    No dia do lançamento, os pais, os personagens do livro e a comunidade foram convidados. Os alunos leram a história das "Pessoas Importantes" resgatando, assim, o respeito pelos idosos e ganhando conhecimento de uma nova realidade.

  • Projeto: Luzes e sombras

    Professora: Alcione da Anunciação Caetano Lobão Veras, professora da 3ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Aurélio Pires (Belo Horizonte-MG).

    Resumo:Foi para vencer a desarticulação entre os saberes escolares em ciências físicas e o cotidiano dos alunos, que a professora Alcione Caetano construiu a experiência "Luzes e Sombras".

    Os alunos criaram um grupo de trabalho para estudar, debater e compreender os fenômenos físicos na relação entre luzes e sombras.

    O trabalho constante de construir e observar, coletiva e individualmente, proporcionou aos estudantes maior autonomia para lidar com situações desafiadoras e instigantes, ainda que alguns desses alunos não tivessem questões relativas à escrita convencional consolidadas.

  • Projeto: De olho no meu bairro

    Professora: Maria Angélica de Carvalho Fraga, professora da 2ª série do ensino fundamental da Escola Iracema de Castro Amarante (Bauru-SP).

    Resumo: Esse trabalho partiu do programa curricular previsto para a 2ª série. Iniciou pela exploração da localização da escola e de seus arredores, os locais de moradia dos alunos, como são as quadras e a ligação entre as casas e a escola.

    Como alguns alunos residem na periferia e outros em bairros de nível socioeconômico mais elevado, eles puderam constatar as diferenças que foram completadas com leitura, pesquisa, entrevistas, mapas, gráficos.

    Foi nesse trabalho que eles constataram problemas de falta de água e analisaram as causas do grande desperdício. O tema permitiu aos alunos criar um guia informando como evitar o desperdício de água feito a partir do estudo do hidrômetro e da análise dos gastos mensais de suas casas.

  • Projeto: O trabalho participativo no contexto educacional

    Professora:Anedina Maria Figueiredo Ferreira, professora da 4ª série do ensino fundamental da Escola Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques (Araputanga-MT).

    Resumo:Ao identificar dificuldades comuns na classe, como socialização, leitura, escrita, cálculos matemáticos, caligrafia, a professora partiu, no início do ano letivo, para um trabalho de resgate dos valores morais, sociais e intelectuais dos educandos, envolvendo-os num processo ativo de aprendizagem e levando-os a reconhecer seus direitos e deveres.

    Propôs trabalho em grupo onde atitudes como humildade, vontade, confiança, respeito e diplomacia são importantes. Integrou os conteúdos por meio de dinâmicas de pesquisa, entrevista, fotografias e exposição, produção de textos, jogos, oficinas, música, dança, dramatização, brinquedoteca e sucatoteca dentro de uma abordagem interdisciplinar construtiva.

    Foram abordados temas polêmicos como impeachment, violência, drogas, desemprego, trânsito, esporte, pichação, abuso sexual, meio ambiente, política, entre outros, usando relatos de experiências de pessoas da comunidade e recursos como jornais, revistas, filmes.

    Conclusão: o estudante tem prazer com seu trabalho, está de bom humor, reconhece falhas e erros quando apontados e procura corrigi-los.


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