Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2001 - 21h37

Analfabeto consegue passar em 9º lugar em faculdade do Rio

da Folha Online

Reportagem de hoje do Fantástico mostrou que um analfabeto prestou vestibular para direito na Universidade Estácio de Sá, a maior do Rio e a terceira maior do Brasil, e conseguiu passar em 9º lugar.

O programa convidou o padeiro Severino da Silva, 27, que está tendo aulas de alfabetização para adultos, a fazer o exame. Nas questões de múltipla escolha, ele marcou as alternativas A e B, sucessivamente, em todas as questões. A redação ele entregou em branco.

Mesmo assim ele chegou a fazer 2.562 pontos, o que lhe garantiu o nono lugar na seleção

Com o resultado em mãos, a reportagem ouviu o reitor da universidade, Gilberto de Oliveira Castro, que justificou que a aprovação não significa que ele seria matriculado:

"Ele foi classificado em nono lugar num conjunto em que obteve 20% de acertos. Isso não significa que seria matriculado", explicou-se Castro. O padeiro Severino não seria admitido sem comprovar a conclusão no ensino médio.

A secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou à equipe do Fantástico que não cabe ao ministério avaliar os métodos de seleção das universidades, que, por lei, têm autonomia para definir o processo de seleção dos seus alunos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página