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Empresas aéreas contratam
chefs de restaurantes famosos

da Folha Online

A elaboração do menu nasce nas mentes dos nutricionistas e, principalmente, dos chefs de restaurantes, cada vez mais requisitados pelas companhias aéreas para aumentar a variedade e melhorar a qualidade dos pratos.

Aprovado, o menu é passado para uma empresa de "catering", que irá produzir as refeições em grande escala. Os cardápios são planejados em ciclos, para evitar reclamações de passageiros quanto à monotonia da comida de bordo.

Na United Airlines, por exemplo, eles são trocados de três em três meses e mudam de acordo com a rota.

Em vôos para o Havaí e para o Japão, a partir dos EUA, os pratos são inspirados na culinária havaiana e japonesa, respectivamente. O cardápio também varia nas viagens para América do Sul e Central. Nos vôos domésticos de longa duração, nos EUA, também existem diversas opções.

Na American Airlines, o filé à Chateaubriand, uma das refeições favoritas dos passageiros, está presente em todos os ciclos anuais de cardápio da empresa.

As diferenças entre as classes fazem com que o cardápio também seja variado. A primeira classe e a executiva têm maior diversidade à disposição em relação à econômica. Nas viagens longas, por exemplo, em vez de três tipos de pratos quentes, o turista tem duas opções. Em algumas companhias o champanhe é servido apenas para a primeira classe e a executiva.

Origem

Os cardápios se baseiam nas tradições culturais e gastronômicas dos países de origem das companhias aéreas. Por isso, a diversidade é grande e os cuidados diferem.

Na Transbrasil, o diferencial acontece na quarta-feira: feijoada "light". A companhia garante o preparo é o mais leve possível para não dificultar a digestão do passageiro. Na Alitalia, nutricionistas têm preocupação maior com a qualidade das massas servidas, enquanto que, na Iberia, há uma atenção especial com os pratos típicos à base de frutos do mar.


Fonte: Mário Thurler, gerente-geral de serviço de bordo da Transbrasil Linhas Aéreas; Luis Blanco Nuñez, agente responsável de catering da Iberia Linhas Aéreas; Ricardo Carnevalli, chefe de operações da Gate Gourmet Ltda.


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