Principal | Índice | Próxima
Mande este
texto por e-mail
Proteção Solar

Não arrisque sua pele

Antes que o sol acabe com sua alegria, impedindo que você curta o verão do jeito que tinha planejado, prepare um bom kit de sobrevivência com chapéus, óculos e protetores solares adequados ao seu tipo de pele

MARISTELLA ESCOBAR
especial para Equilíbrio Online

Marlene Bergamo/Folha Imagem
O verão só chega em dezembro, mas se você experimentar ficar um pouco mais no sol sem proteção, vai notar que em pouco tempo a pele dá seu sinal de alerta, ou seja, fica vermelha e depois arde!

Como não é mais segredo pra ninguém a lista de prejuízos que a radiação solar pode causar, o melhor mesmo é decretar o quanto antes aberta a temporada de combate ao sol.

Para quem quer ter uma cor "ecológicamente correta" o certo é tomar sol com moderação (nada de se esticar na areia feito um jacaré) mas durante uma atividade como andar, jogar tênis, vôlei ou frescobol. E cedo, antes das 10 horas, com protetor solar e chapéu de abas largas. Aí terá o benefício do sol para os ossos, com um mínimo de lesão para a pele.

Com tantos produtos novos sendo lançados, é normal que você fique confusa na hora de escolher o protetor, bloqueador ou bronzeador certo para proteger sua pele e dos seus filhos (não esqueça que o efeito do sol é cumulativo e, portanto, o melhor bem que você faz a eles é evitar ao máximo que eles somem muitas horas de sol ao longo de sua vida).

As informações das embalagens nem sempre são muito claras e a todo momento surgem variações na numeração do FPS, novos princípios ativos, novas características como protetores resistentes à água e protetores que não deixam a areia grudar na pele.

Formulações

Cremes -
especialmente indicados para as áreas mais expostas como rosto, ombros e nuca. Aplique com cuidado em áreas menores como maçãs do rosto, pálpebras, lábios e bicos dos seios.

Loções - facilmente absorvidas, existem em diversos níveis de FPS para cada tipo de pele e todas as partes do corpo.

Spray – São uma boa novidade, já que sua aplicação é prática, facilitando a vida do usuário na praia. Mas como tem um veículo típo loção cremosa que é muito fininho, não esqueça de reaplicar depois do mergulho e se transpirar também.

Óleo - apesar de ser fácil de aplicar, oferece pouca proteção e pode obstruir os poros. É bom para quem já está bem bronzeada. Se não quiser engordurar as mãos, escolha o tipo spray.

Gel - é absorvido rapidamente, mas, como o óleo, não oferece muita proteção. Não deve ser usado em áreas de pele muito ressecada, já quem não tem grande poder de hidratação. É indicado para pele oleosa.

Como calcular o FPS

Os Fatores da Proteção solar - ou FPS - são apenas códigos numéricos que indicam o nível de proteção que o produto oferece. Lembre-se da Regra de Ouro: quanto mais alto o número maior a proteção à pele. Os cálculos são simples - um FPS apenas multiplica o tempo que sua pele pode ficar exposta ao sol. Por exemplo: se normalmente você pode se expor ao sol por 10 minutos sem se queimar, um produto com FPS4 poderá aumentar este tempo para 40 minutos (4 x 10 minutos).

Bronzeado sem riscos

Use sempre um protetor antes de se expor ao sol. Aplique antes de colocar o maiô, uns 10 minutos antes de ir para o sol. sobre a pele completamente despida.

* Reaplique após duas horas, ou antes se tiver mergulhado. E saia do sol quando vencer o tempo do filtro, aí já não adiante reaplicar.

* Para ter maior proteção, opte por um produto à prova d’água ou os resistentes a água, que oferecem proteção mais prolongada .

* Se você tem pele sensível, escolha um produto hipo-alergênico, sem perfume e evite produtos tipo 2 em 1, como protetor e repelente de insetos, já que quanto mais princípios ativos, maior a tendência de causar irritação.

* No caso de crianças, o melhor mesmo é usar os produtos específicos para eles desenvolvidos pelos fabricantes, já que a criança, quanto mais nova, maior a chance de absorver substâncias na pele, com risco de alergia e intoxicação. Os bons laboratórios fazem filtros mais potentes, com substâncias de maior alergenicidade para o público mirim. Outro fato é que eles tendem a ficar mais tempo na piscina ou mar e, portanto, precisam de produtos que tenham maior permanência na pele.

* Beba bastante líquidos quando estiver exposta ao sol forte e no verão inteiro (no mínimo 2 litros por dia!) e se estiver praticando esportes prefira as bebidas isotônicas como Gatorade.

Pele Dourada
Sua pele é Tipo de sol 1ª semana 2ª semana
Bem clara, provavelmente com sardas (tipo 1) Médio FPS30 FPS20
Muito quente FPS30 FPS30  
Clara (tipo2) Médio FPS30 FPS15
Muito quente FPS30 FPS30  
Média (tipo3) Médio FPS20 FPS15
Muito quente FPS25 FPS20  
Escura (tipo 4) Médio FPS10 FPS8
Muito quente FPS20 FPS10  


Fontes: dra Ana Cristina Fasanella, membro da Soc. Brasileira de Dermatologia e profa. Voluntária da Disciplina de Dermatologia da UNISA - Universidade de Santo Amaro (tel. 0/xx/11/5051-2313); dra. Ana Lucia Recio, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (tel. 0/xx/11/3842-9357); e dra. Anita Negrão Caldas, médica especializada em medicina estética (tel. 0/xx/11/3064-6697)


Leia sobre os produtos

Protetores solares

Bloqueadores solares

Produtos pós-sol
Produtos que mantêm ou prolongam o bronzeado

Aceleradores do bronzeado ou pré-bronzeadores
Autobronzeadores

Protetores labiais

Protetores para cabelo


Leia mais:

Entre na corrida em busca do corpo perfeito

Coma certinho para garantir tudo em cima no próximo verão

Atividades simples ajudam a manter o "shape"

Tome cuidado na hora de escolher uma academia

Não pegue carona em dietas mirabolantes

Dieta hipercalórica e hiperproteica para ganho de massa muscular (aproximadamente 3.600 kcal)
Dieta de 2.400 kcal
Dieta de 1.500 kcal


Saiba como preparar algumas comidinhas light

Você se preocupa em melhorar o corpo para o verão?

Conheça nossos consultores

Hidratação e preparo da pele para o verão


Leia também sobre malhação:

Usuários de anabolizantes ignoram limites

Ciclismo é comparado à natação

Pilates aumenta flexibilidade, resistência e força muscular


Leia também sobre alimentação saudável:

Dieta isolada não resolve: segredo é saber balancear os alimentos

Gordura é motor do cérebro

 Subir
 
  Confira também
  SAÚDE
 
  • Aprenda a fazer exercícios e evitar doenças de LER/Dort
  • COMPORTAMENTO
     
  • Mulheres fazem curso para esquentar relação
  • CORPO
     
  • Saiba quanto custa para ficar igual a Carla Perez
  • GRAVIDEZ PRECOCE
     
  • Mesmo informadas, adolescentes cometem os mesmos erros há 20 anos
  •   NUTRIÇÃO
     
  • Comer durante o trabalho é habito dos piores
  •   BICHOS
     
  • Animais podem ajudar a combater doenças e solidão
  •  
      TERCEIRA IDADE
     
  • Medicina ortomolecular pode ajudar a melhorar vida de idoso
  •  
      CRIANÇAS
     
  • Saiba quais alimentos utilizar no lanche de seu filho
  •   RECEITAS
     
  • Salada completa
  •   VITAMINADAS
     
  • Consultor responde sobre minerais
  • Conheça a culinária escoteira
  • Alimentos ricos em lítio podem amenizar calvície
  • Confira os menus do vôo de algumas companhias aéreas
  • Saiba sobre a deficiência ou excesso de mercúrio e cobalto
  • Carne de javali tem colesterol próximo de zero
  •   LEIA MAIS
     
  • Edições anteriores
  •