Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2002 - 09h35

Vídeo promete boa forma com "utensílios domésticos"

Publicidade

ARMANDO ANTENORE
da Folha de S.Paulo

Amélia não tinha a menor vaidade? Coisa do passado. Em tempos de Feiticeira e Solange Frazão, Amélia que se preza enrijece o bíceps, modela os glúteos, esculpe o abdômen e fortalece o deltóide.

É, pelo menos, o que sugere o inusitado "Domestic Move!". Sugere, promete, ordena: "Fique em forma com seus utensílios domésticos". O lema aparece logo na capa do vídeo que a personal trainer paulista Cecília Faipó, 35, acaba de lançar.

Destinada às mulheres "de todas as idades e classes sociais", a fita transforma o antiquíssimo pano de chão molhado em ferramenta para delinear os braços (basta torcer o tecido com engenho e arte).

Balde pode virar um haltere capaz de revigorar os ombros. Vassoura ajuda na aeróbica e no abdominal. Flanela, se deslizar por uma cadeira suja enquanto a encarregada pela limpeza abaixa e levanta, permite trabalhar a musculatura das pernas e do bumbum.

Enfim: sob a ótica de "Domestic Move!", uma boa faxina equivale a um suadouro na academia. Em 30 minutos, o vídeo ensina nove exercícios, que adaptam a ginástica tradicional à lida das donas-de-casa.
"Quem cumprir a série inteira", avisa Cecília, "queimará algo como 250 calorias". Quase o mesmo que consumiria se jogasse uma hora de frescobol ou peteca.

A personal trainer diz que uma faxina comum gasta quantidade idêntica de energia, mas oferece o risco de lesões, já que se apóia em gestos arbitrários. O método proposto por "Domestic Move!" procura justamente organizar e balancear os movimentos.

Busca, ainda, "levantar o astral" das mulheres que o adotam. Daí as frases de incentivo que Cecília proclama entre um exercício e outro: "Você nunca imaginou que uma vassoura pudesse lhe proporcionar tamanho bem-estar". Ou: "Tenho certeza de que agora você se encontra aquecida e animada para usar o balde".

Revolta
Três razões explicam o fato de o vídeo exibir título em inglês:

1) "Sou ambiciosa", afirma a personal trainer. "Quero vender a fita dentro e fora do país."

2) "Tudo, no mundo das academias, possui nome estrangeiro. É "power" isso, "spinning" aquilo."

3) "Se traduzisse o título para o português, como ficaria? "Movimento Doméstico!". Não dá. Ia parecer uma revolta de copeiras, arrumadeiras, faxineiras..."

Elas, aliás, inspiraram a técnica que Cecília vem desenvolvendo desde o ano retrasado. "Costumo frequentar casas de alunas ricas. Volta e meia, as empregadas me abordam e pedem dicas para perder a barriga, diminuir o culote, tonificar as pernas. Decidi, então, criar um método que melhorasse o condicionamento físico das moças sem exigir despesas com aparelhos de ginástica."

A primeira atividade que bolou valia-se de um balde e acionava o músculo interno da coxa. Hoje, já são cerca de 50 exercícios -que Cecília pretende apresentar em mais três vídeos. "Percebi, com o tempo, que o programa servia tanto para a empregada quanto para a patroa."

A própria diarista da personal trainer pratica o método. "Sou muito magrinha e sempre desejei ganhar peso, só que detesto academias. Tenho vergonha daquele pessoal gostosão, malhado, bonito", conta a pernambucana Maria José de Souza, 27.

Com 1,65 m e 42 kg, resolveu experimentar o "Domestic Move!". "Minha massa muscular aumentou e, como corrigi a postura no tanque, deixei de sentir dores nas costas."

A executiva paulistana Alessandra Campiglia -34 anos, 1,70 m e 50 kg- também aderiu à técnica. Três vezes por semana, exercita-se durante 60 minutos com balde, pano e cia.

Diretora de um banco, nunca havia pego numa vassoura antes de descobrir o método. Em casa, recebe o auxílio de uma arrumadeira, uma cozinheira e uma governanta. "Não sei fazer comida, lavar, passar ou costurar. Entendo mesmo é do mercado financeiro."

  • DOMESTIC MOVE! - Vídeo da personal trainer Cecília Faipó. Quanto: R$ 20. Como encomendar: por email (spairecer@spairecer.com.br) ou por telefone (0/xx/11/3168-6217)

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página