Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2002 - 08h19

Profissionais comentam eficiência das técnicas de estética

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A pedido do Equilíbrio, profissionais da área de medicina estética e da fisiatria dão aqui parecer sobre a eficácia dos tratamentos selecionados pela reportagem. Segundo eles, as terapias que usam calor local para aumentar a penetração dos princípios ativos de cremes e géis -como a mesoterapia sem agulha e as termoterapias- não funcionam.

"Graças ao calor, elas são antiinflamatórias, mas não há estudo que comprove o poder de potencializar a penetração do medicamento", diz Valcenir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Geralmente, os cremes têm um grau mínimo de penetração, mesmo quando associados à massagem. "A pele funciona como barreira do corpo, por isso os cremes têm função limitada", diz Maria Matilde Sposito, fisiatra da Unifesp.

Pelo jeito, para ganhar músculos definidos é preciso mesmo suar a camisa. "A eletroestimulação muscular é muito superficial, não consegue trabalhar a musculatura do corpo", diz Bedin. Já a corrente elétrica que quebra a massa de gordura do corpo vai fundo. "Estudos mostram que ela realmente mobiliza as células adiposas, acelerando seu processo de absorção pelo organismo", diz Sposito.

Segundo Bedin, o tratamento que usa gel para diminuir a temperatura local, conhecido como crioterapia, não aumenta o metabolismo nem queima calorias ou reduz medidas. "O contraste de temperatura estimula a circulação, o que pode fazer a pessoa perder apenas líquido", conta. Quem tem alergia à solução aplicada no corpo deve ficar longe dessa técnica.

Segundo os especialistas, os tratamentos com massagens manuais sempre trazem benefícios, pois movimentam o tecido e os líquidos do corpo. Unânimes, eles afirmam que, quando bem feita, a drenagem linfática manual ajuda mesmo na boa circulação dos líquidos porque trabalha com exatidão os pontos do corpo. "Já a pressoterapia realiza movimentos padrão e não reproduz os movimentos da drenagem manual", diz Bedin.

Quanto ao poder da massagem modeladora em deslocar células de gordura e definir as formas, ele é questionável, diz Sposito. "Como ela drena melhor os líquidos, pode dar a impressão de perda de medidas, porque a pessoa desincha", explica. Sobre a mesoterapia, quem tem pavor de agulha ou alergia a uma das substâncias injetadas não pode usar a terapia. Para Silvia Marcondes, dermatologista da Unifesp, sozinha a mesoterapia não resolve o problema da celulite. "Como toda técnica, ela precisa estar associada a hábitos mais saudáveis, eliminando cigarro, álcool e sedentarismo."

Leia mais:

  • Clínicas oferecem tratamentos corporais com nomes misteriosos

  • Confira uma relação de tratamentos para o corpo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página