Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2001 - 13h06

Empresária revela em livro receitas lights que a fizeram perder 50 kg

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Se em "O Prazer de Viver Ligth" (ed. J. Cocco), a empresária Lucília Diniz -que já pesou mais de 100 kg e hoje está com 59 kg- conta como conseguiu emagrecer ao adotar um estilo de vida saudável, neste novo livro, "O Prazer da Cozinha Light" (ed. J. Cocco, R$ 12,90), ela apresenta as receitas que desenvolveu junto com suas cozinheiras no período da dieta.

São 50 quitutes, entre aperitivos, entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Todos combinam baixas calorias, sabor e requinte -como o carpaccio recheado com ricota, o peixe com gengibre crocante e cestinhas de shimeji e a espuma de limão com molho de papaia. Cada receita traz uma frase "positiva", como "reserve alguns minutos do dia só para você". O livro revela também truques para substituir os ingredientes calóricos das receitas comuns. À venda nas lojas Pão de Açúcar.

Dendê para pele

Ingrediente básico da culinária afro-brasileira, o azeite-de-dendê era usado pelos escravos para deixar a pele brilhante e ressaltar os movimentos do corpo durante a dança. O óleo da amêndoa existente no coquinho do dendê era excelente para cuidar dos cabelos. Sobre a utilização como alimento, sabe-se apenas do preparo do vinho do dendê, que continua sendo consumido na África, mas não se tornou uma tradição no Brasil, como explica o jornalista Caloca Fernandes, em "Viagem Gastronômica Através do Brasil".

Amarelão

O açafrão é basicamente conhecido como erva culinária, mas tem poderes medicinais. A mesma especiaria que dá tom amarelado aos pratos tem efeito calmante sobre o sistema digestivo, diminui o risco de úlceras provocadas por estresse e medicamentos e ajuda a baixar o colesterol do sangue. Da mesma família do gengibre, o açafrão tem posição de destaque nos sistemas de cura da China e da Índia -onde já foi usado como cosmético.

Leia também:

  • Cirurgias dão esperança contra obesidade mórbida

  • Veja a opinião de pacientes e especialistas sobre a cirurgia no estômago

  • Comerciante fez primeiro regime aos 4 anos de idade

  • Novas técnicas menos invasivas de cirurgia são testadas

  • Espera por cirurgia estomacal é longa na rede pública

  • Professor de mergulho perdeu 50 kg colocando balão intragástrico

  • Guia sobre obsessão compulsiva ajuda pacientes e familiares

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página