Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2003 - 07h57

Veja quais são os cuidados no dia da visita aos filhos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Atividades

Não imponha os programas à criança. Proponha que ela elabore uma lista do que gostaria de fazer no dia de visita, como ir ao cinema ou assistir TV ao seu lado. E faça o mesmo. Depois, conversem sobre os desejos de cada um e decidam a programação.

Educação

Não hesite em desempenhar o seu papel de educador com receio de que isso possa afastar o filho.

Combinados

Esforce-se ao máximo para comparecer aos dias combinados de visita, estabelecendo, assim, uma rotina. Se tiver de faltar, avise com antecedência, explicando a razão.

Discrição

Evite perguntar sobre a vida pessoal da ex-mulher (ou do ex-marido). Não faça perguntas que deixem a criança sentindo como se estivesse traindo o outro adulto.

Intimidade

Se tiver mais de um filho, separe alguns momentos para ficar a sós com cada um, dando a eles a oportunidade de conversarem em particular com você e sem interrupções. Ocasionalmente, combine saídas individuais e faça passeios de que um gosta, mas que não interessam ao outro.

Leva-e-traz

Assuntos pertinentes ao divórcio devem ser discutidos pessoalmente pelos pais. Jamais use o filho como mensageiro.

Recusa

Se nos dias de visita a criança tiver outros planos -como festa de aniversário de colegas-, não se ofenda. Mas, se a recusa em visitá-lo for constante, seja claro ao dizer que aquele dia é importante para ficarem juntos.

Rotina

Não altere sua rotina nem abandone seu filho, integre-o às atividades do seu dia. Por exemplo: se você tem de arrumar a estante de livros, peça que ele participe, ajudando-o.

Leia mais
  • Ex-maridos reivindicam guarda compartilhada
  • Saiba quais são as vantagens da guarda compartilhada
  • Conheça os grupos de apoio ao pai separado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página