Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2004 - 06h58

Diagnóstico de síndrome pode surgir em visita ao dermatologista

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Muitas vezes a mulher só descobre a SOP ao procurar um dermatologista. Ela chega ao consultório queixando-se de acne, pêlos no rosto ou queda de cabelo e descobre que o problema vai além dessas manifestações.

Segundo o dermatologista Ademir Carvalho Leite Junior, especialista na síndrome pela Universidade da Virgínia (EUA), a doença afeta a auto-estima e a qualidade de vida da mulher.

Antes do tratamento dermatológico, o médico adota uma terapia com medicamentos para controlar os distúrbios endocrinológicos.

No caso das mulheres com pêlos no rosto, também não adianta indicar a depilação a laser sem regularizar o metabolismo da insulina.

A segunda causa da anovulação (ausência de ovulação) na mulher é o excesso do hormônio prolactina. A hiperprolactinemia provoca ausência de menstruação, produção de leite fora da gestação e infertilidade.

Segundo o endocrinologista norte-americano Mark Ellis Molitch, uma das principais causas do problema é um tumor benigno na hipófise, cujo tratamento pode ser feito com medicamentos, cirurgia ou uma combinação de ambos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página