Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2001 - 09h41

Peeling pode causar danos irreversíveis à pele

Publicidade

MIRNA FEITOZA
free-lance para a Folha de S.Paulo

Nesta época do ano, propícia para tratamentos dermatológicos que exigem que a pessoa fique longe do sol, a Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo (SBD-Resp) alerta para um problema que está se tornando mais frequente: peles danificadas, às vezes permanentemente, por peelings químicos feitos por profissionais não-habilidosos.

A questão é tão grave que, pela primeira vez no Brasil, será discutida em um simpósio específico, que fará parte da programação do Congresso Brasileiro de Dermatologia, marcado para setembro, em Goiânia.

O peeling é uma "quimiocirurgia" com aplicação de agentes esfoliantes que destroem partes da superfície da pele. Isso estimula a formação de novos tecidos que regeneram a pele.

Entre os vários tipos de peeling químicos, há os que usam preparados com concentração superior a 1% de ácido retinóico, a 10% de tricloroacético e 20% de ácido glicólico.

Uma das complicações mais comuns desse tratamento é a hiperpigmentação -manchas acastanhadas que aparecem principalmente em pessoas de pele mais escura.

O peeling químico malfeito pode causar também intoxicação, sensibilidade ao frio, processos alérgicos (vermelhidão, inchaço, coceira e bolhas), cicatrizes em alto ou baixo relevo e acne.

A dermatologista Lúcia Arruda, coordenadora científica da SBD-Resp, alerta que o peeling químico é um procedimento médico.

Mesmo peelings químicos superficiais -com baixa dosagem de ácido- podem causar complicações. "O peeling "lunch time", por exemplo, não deve produzir esfoliação. Mas, às vezes, o ácido penetra mais do que deveria na pele e provoca vermelhidão, crosta e descamação", explica.

"O esteticista só pode fazer o chamado peeling estético, com até 20% de concentração de ácido glicólico."

"Recomendamos a concentração de até 14%, mas não há penalidade para o esteticista que usar mais que isso, porque a profissão não é regulamentada", afirma Glaucia Pegorari Nicillo, esteticista e consultora do Centro de Tecnologia em Beleza do Senac-SP.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página