Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2004 - 08h17

Aparelho trata artrose com sinais elétricos

Publicidade

ALEXANDRE MANDL
free-lance para a Folha

Quem sofre de artrose --processo degenerativo que destrói as cartilagens das articulações-- conta com mais uma opção de tratamento. A PST (pulsed signal therapy) usa um equipamento que emite sinais elétricos em direção à junta afetada.

A técnica foi desenvolvida pelo médico e biofísico norte-americano Richard Markoll. "O que ele defende é que as juntas trabalham com cargas elétricas e a artrose ocorre quando há alterações nessas cargas", afirma o ortopedista Mauro Meyer, de Porto Alegre, que já aplicou a terapia em mais de 130 pacientes. "A PST corrige essas alterações, emitindo sinais para regular as cargas, o que ameniza as dores do paciente."

Segundo Tarcísio Pessoa de Barros, professor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP, o tratamento é indicado principalmente para pessoas com artrose no cotovelo, nos joelhos e nas mãos. "Essas três regiões registram mais casos de sucesso, mas qualquer artrose em fase inicial pode ser tratada com a emissão do campo magnético."

Como a PST é uma técnica muito recente, o presidente do departamento de osteoartrose da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Ibsen Bellini Coimbra, recomenda que pessoas com artrose não abandonem o tratamento tradicional. "O paciente deve adotar um tratamento com fisioterapia, analgésicos e drogas que ajudem a deter o avanço da doença", afirma ele.

Segundo Ricardo Fuller, reumatologista da Faculdade de Medicina da USP, "o tratamento convencional ainda é o mais indicado, mas não se deve desmerecer a PST". Para evitar a artrose, ele recomenda que as pessoas pratiquem mais atividades físicas. "Como a expectativa de vida aumentou, precisamos preparar melhor nossas articulações. Não tem jeito."

Há clínicas que usam a PST também em casos de hérnia de disco ou dores na coluna. "Isso é possível porque o equipamento alivia a pressão que as vértebras fazem sobre o disco intervertebral", explica Meyer.

Informações sobre clínicas que oferecem a terapia PST podem ser obtidas no site www.pstbrasil.com ou pelo tel. 0/xx/11/5093-5553.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página