Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2004 - 06h07

Saiba por que especialistas aconselham a retirar a TV do quarto

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Crianças

O hábito pode afetar as funções cognitivas. A criança escolhe sozinha o que ver, e, se é vista sem critério, a TV limita a imaginação e não estimula o raciocínio, o que pode causar empobrecimento psicossocial.

Idosos

Por isolar o idoso, assistir à TV no quarto pode encobrir distúrbios psicológicos, como depressão. Se dormir pouco por causa desse hábito, ele pode acordar irritado e se sentindo cansado.

Isolamento

Quanto mais tempo uma pessoa passa diante da TV, sozinha em seu quarto, maior o distanciamento social e familiar.

Sexo

A vida sexual pode ser prejudicada. Além de desviar a atenção visual e auditiva, a TV é usada como "álibi" por muitos casais que não querem manter relações sexuais.

Sono

Estimulada pela televisão, a pessoa tende a dormir mais tarde do que deveria, o que pode ser ruim para quem precisa acordar cedo. Se adormecer com o aparelho ligado, a qualidade do sono será comprometida. As imagens e os sons da televisão mantêm o sono no estágio superficial, impedindo que a pessoa atinja o estágio profundo, que é fundamental para o equilíbrio orgânico.

Postura

Assistir à TV geralmente leva a um relaxamento físico, e, sem se dar conta, a pessoa, muitas vezes, fica deitada em posições que prejudicam a coluna e as articulações.

Fontes: Mara Barasch, Ana Mercês Bahia Bock e Maria Celia de Abreu, psicólogas; Márcia Menon, psicogeriatra, e Ademir Batista e Dalva Poynares, neurologistas

Leia mais
  • Leve a televisão para longe dos quartos, recomendam psicólogos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página