Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2004 - 18h41

Governo anuncia tratamento para quem quer parar de fumar

Publicidade

da Folha Online

O Ministério da Saúde assinou nesta segunda-feira, Dia Mundial Sem Tabaco, uma portaria que prevê o tratamento da dependência do tabagismo. O paciente receberá apoio médico e de medicamentos da rede do SUS (Sistema Único de Saúde) para parar de fumar.

O ministério deverá investir cerca de R$ 5 milhões na compra de adesivos e goma de mascar antitabagistas, além do medicamento cloridrato de bupropiona. Além disso, em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde criará um grupo de trabalho para desenvolver uma proposta de prevenção ao tabagismo por meio da TV Escola.

Atualmente, 80% dos cerca de 1,2 bilhão de fumantes em todo o mundo vivem em países em desenvolvimento. Dos 100 mil jovens que começam a fumar a cada dia, 80% são de países pobres. No Brasil, um terço da população adulta fuma, segundo dados do governo federal.

Fórum

O Brasil sediou o 2º Fórum de Mobilização da Sociedade Civil, Tabaco e Pobreza: um Círculo Vicioso.

Durante o fórum, realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Ministério da Saúde apresentou os dados do Inquérito Nacional sobre Tabagismo. A pesquisa aponta uma diminuição no consumo de tabaco entre os brasileiros nos últimos 15 anos.

Em 1989, a média de prevalência era de 29%, de acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE. Atualmente, este índice é de 20%, conforme o inquérito feito pelo ministério da Saúde.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página